Blitz educativa da Campanha Proteja Nossas Crianças

205
O secretário Wander Borges participou da blitz educativa

Blitz educativa da Campanha Proteja Nossas Crianças mobiliza a Cidade Administrativa.  A educadora Rejane Santos de Oliveira, de 28 anos, se surpreendeu quando chegou para sua caminhada diária, na manhã desta sexta-feira (3), no entorno da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Ela se deparou com a grande mobilização da Campanha Proteja Nossas Crianças, promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) para funcionários e frequentadores do local. Na ação educativa, bandeiras e faixas chamaram a atenção na entrada da Cidade Administrativa. Panfletos e cartazes foram distribuídos, todos com a mensagem “Proteja Nossas Crianças, em caso de violência denuncie (0800 031 11 19)”. Além disso, carros que prestam serviço para o Governo de Minas foram adesivados. Rejane conta que conhece a versão da campanha veiculada na TV, mas não teve a oportunidade de fixar o número do Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19). Ela levou para casa um folder e um adesivo da campanha. “Vou mostrar este material para minhas colegas de trabalho. Às vezes, a coisa (abuso e exploração contra crianças) acontece e ninguém denuncia”, disse. Envolvida com a mobilização, a educadora acrescentou que trabalha em um abrigo e percebe as reações das crianças. “As crianças vítimas de abuso sexual ficam oprimidas, não gostam de conversar. Elas precisam do carinho de pais e mães dispostos à adoção”, lembrou. Durante a blitz educativa, o secretário de Desenvolvimento Social, Wander Borges, panfletou e convidou multiplicadores para a Campanha Proteja Nossas Crianças. “Estamos motivando as pessoas para participarem da ação de combate às violações dos direitos das crianças e adolescentes. Essa mobilização interna é muito válida para que os funcionários nos ajudem a divulgar o Disque Direitos Humanos”, ressaltou Wander, que agradeceu a boa vontade de todos para a adesão. “Tenho filhas e me revolto só de imaginar que existe o abuso e exploração sexual de crianças. Essa ação incentiva às pessoas a denunciarem esses crimes”, afirmou o prestador de serviços, Maurício Rodrigues, de 39 anos. Cerca de 3 mil folders e 2,5 mil adesivos foram distribuídos. A ação continuou para os funcionários no período da tarde, das 12h às 13h, nos prédios Minas, Gerais e no Centro de Convivência.

Denuncie

O Disque Direitos Humanos, coordenado pela Sedese, é um serviço gratuito e sigiloso, que recebe denúncias de todo o Estado e também presta orientações sobre assuntos relacionados às violações dos direitos humanos. As denúncias recebidas são encaminhadas para o Ministério Público, conselhos estaduais, municipais e delegacias especializadas. “O Disque Direitos Humanos é um importante mecanismo que o Governo de Minas oferece para que possamos evitar e coibir não só os crimes contra crianças e adolescentes, mas as violações dos direitos dos idosos, da mulher, da pessoa com deficiência entre outros grupos vulneráveis”, informou a subsecretária de Direitos Humanos, Gláucia Brandão, que também participou da ação na Cidade Administrativa.

Mobilização

Lançada em maio de 2008, a Campanha Proteja Nossas Crianças, coordenada pela Sedese e pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), é uma das maiores mobilizações já realizadas no país com foco no combate à violência doméstica e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Conta com a parceria das emissoras de TV, rádio e jornais impressos do Estado.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui