Bolsa Família será aperfeiçoado, dizem tucanos

126

20140929163728681223oResponsáveis pelo plano de governo de Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência, afirmaram nesta sexta-feira que o Bolsa Família não será um ponto de chegada em um eventual governo do tucano, mas sim o ponto de partida “para que a família viva de fato a inclusão social”. No evento Face to Face com internautas, na página oficial de Aécio no Facebook, para discutir as propostas do tucano para educação e cidadania, a educadora Maria Helena Guimarães e o professor e ex-secretário nacional de Assistência Social Marcelo Garcia frisaram que quem iniciou “todos os programas de transferência de renda no Brasil” foi o PSDB e que os programas que funcionam no atual governo serão mantidos, mas aperfeiçoados.

 “Tudo o que o governo atual faz e que é bom para a população, será mantido. Este é o nosso compromisso. Não temos a preocupação, ou a intenção, sequer com a troca dos nomes dos programas. O que de fato queremos e priorizamos é construir a inclusão”, afirmaram, criticando, em seguida, o governo do PT por fazer “a gestão diária da pobreza”. “O compromisso de Aécio Neves não é fazer a gestão diária da pobreza, mas superá-la”, frisaram.

 Segundo eles, um eventual governo Aécio oferecerá mais do que a “simples distribuição de renda”, com capacitação e criação de oportunidades para que os beneficiados possam se tornar protagonistas de suas trajetórias. Durante a conversa, os representantes do tucano classificaram o Nordeste Forte apresentado por Aécio como o maior projeto de desenvolvimento para a Região Nordeste criado até hoje. “Melhorar a vida não significa simplesmente transferir renda. O povo precisa de infraestrutura, oportunidades, segurança, saúde, educação. Esse projeto engloba tudo isso”, disseram.

 Os representantes afirmaram que programas como o Minha Casa, Minha Vida e o Prouni, além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), serão mantidos, mas aperfeiçoados. E ressaltaram que o primeiro financia apenas as famílias que ganham mais de três salários mínimos, criticando ainda o governo do PT por não ter proposto um plano nacional de urbanização de favelas.

 Para o Enem, uma das ideias é instituir uma prova totalmente digital, facilitando sua aplicação e permitindo sua realização em momentos diversos do ano. “Podemos também melhorar bastante a parte de conteúdo, com provas mais objetivas e voltadas para as habilidades realmente ensinadas no Ensino Médio”, escreveram Maria Helena e Marcelo. Já as cotas foram consideradas “importantes e inclusivas”, mas os representantes defenderam que elas levem em conta o indicador social e não apenas a cor da pele dos beneficiados.

 Segundo os representantes, nos 12 anos de PT os recursos investidos em educação cresceram muito, mas a qualidade “não saiu do lugar”. Eles afirmaram que Aécio fará uma gestão eficiente dos recursos e uma reforma do Ensino Médio, considerado por eles o nível de ensino mais problemático do país. “O governo do PT anunciou quatro reformas diferentes e nenhuma saiu do papel. Nós vamos discutir uma nova proposta com o estados e municípios, transformar o Ensino Médio e melhorar a qualidade do Ensino Fundamental como fizemos em Minas Gerais”, prometeram.

Agência Estado.

1 COMENTÁRIO

  1. Para um jornal que iniciou com uma boa critica pública, é triste notar que vem assumindo um posicionamento bem claro no sentido do PSDB, praticamente todos os dias boas noticias do partido e tome criticas ao PT. Não seria melhor para nós leitores ler e tirarmos a conclusão com a verdadeira noticia?

    RESPOSTA DA REDAÇÃO

    MEU CARO, A FUNÇÃO DO JORNAL É LEVAR NOTÍCIAS PARA OS LEITORES, TODAS AS NOTÍCIAS O BOM JORNAL DEVE SER IMPARCIAL, E É POR ISSO QUE PUBLICAMOS VÁRIAS NOTICIAS E DE TODOS OS CANDIDATOS E PENSAMENTOS, PARA QUE OS LEITORES LEIAM E TIRE SUAS CONCLUSÕES, NÃO SOU DO PSDB, MAS NÃO TERIA MAL NENHUM SE FOSSE, AFINAL TEM UMA BOA PARCELA DA POPULAÇÃO QUE APOIA. HOJE A MAIORIA DO POVO ESCLARECIDO QUE NÃO ESTÃO RECEBENDO GRANA OU OUTRAS VANTAGENS CRITICA O PT. VOU TE MANDAR UM VÍDEO PARA VOCÊ VER O QUE PENSAM CRISTÃO DO BRASIL. OUTRA COISA SE VOCÊ LER MESMO NOSSO JORNAL, VAI NOTAR QUE TEM MAIS MATÉRIAS FALANDO BEM DO PT DO QUE CRÍTICAS. NÃO PODEMOS DEIXAR DE DIZER QUE O GOVERNO LULA TROUXE GRANDES AVANÇOS PARA O PAÍS, MAS NÃO ENXERGAR O APARELHAMENTO DO ESTADO E CORRUPÇÃO DESENFREADA EM QUE PERCEBE HOJE É NÃO QUERER ENXERGAR A REALIDADE. SEGUNDO PESQUISA DO IBOPE O PT VAI ENCOLHER BASTANTE NESTA ELEIÇÃO. DEVEMOS LER TODAS AS CRÍTICAS E TIRAR NOSSA CONCLUSÃO. DA MESMA MANEIRA QUE VOCÊ LEU A MATÉRIA E NÃO GOSTOU, TEM LEITOR QUE TAMBÉM NÃO GOSTA DAS CRÍTICAS AO PSDB, MAS É NOSSA FUNÇÃO DAR AS NOTÍCIAS COM IMPARCIALIDADE.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui