Câmara de Manhuaçu ouve reivindicações e denúncias de servidores

158

Por Devair Guimarães de OliveiraDSC_0037

Em reunião ordinária a Câmara Municipal de Manhuaçu, presidida pelo vereador Jorge Augusto Pereira, na noite de quinta-feira, 03/09, a seção foi bem concorrida, funcionários do SAMAL, educação e saúde usaram a Tribuna da Câmara para reivindicar e denunciar algumas irregularidades. O objeto em pauta é o decreto do prefeito em que regulamenta a carga horária, segundo o prefeito a carga horária sempre foi oito horas, mas quando assumiu a prefeitura deparou com esta irregularidade e tratou de regulamentar.
Os funcionários alegam que há muitos anos eles trabalham 6 horas.
Ontem reuniram funcionários da saúde, educação, conselheiros e sindicato com o prefeito, para tentar amenizar os problemas, mas o que conseguiram foi a suspensão do cumprimento do decreto até a próxima quinta-feira onde tentarão chegar a um acordo, o prefeito  disse que não quer de maneira alguma prejudicar ninguém, mas quer cumprir a Lei, administrando com responsabilidade.

10540920_1097892873555117_21538901812571974_n
Nilton César desmentiu o secretário do SAAE, e apresentou relatório diferente.

Sobre o abastecimento de água em Manhuaçu o funcionário Nilton, disse que o SAAE pode produzir por dia aproximadamente 3 milhões de litros de água a mais que o necessário.

Além disto, Nilton César, alegou que por apresentar denúncias contra o SAAE está sendo alvo de perseguição política. “Fui transferido para Ponte do Silva sem justa causa e também instalaram duas câmeras de monitoramento para vigiar o meu trabalho, sendo que em outros setores não há câmeras. Gostaria de dizer também que recebi denúncia de que há um cidadão empregado no SAAE que não vai nem lá trabalhar e recebe um bom salário”, disse Nilton.

Como ano que vem é ano eleitoral, a Câmara de vereadores de Manhuaçu, não difere de outras casas legislativas, não aguenta pressão, e ontem ficou demonstrado nas falas dos vereadores que garantiram aos funcionários que se o prefeito não fizer outro decreto passando a carga horária de 8 para 6 horas, a Câmara tomará a iniciativa de mudar a Lei. Há certas leis que é competência exclusiva do executivo e regulamentar a carga horária é uma delas.

Muitos embate que tem acontecido na Câmara é por falta de um líder do prefeito para fazer o elo de conversas entre o executivo e o legislativo, fato que não existem em Manhuaçu,  ninguém representa o prefeito na câmara e com isso, uma reunião onde  funcionários lotaram as dependências da casa, e aí os ânimos se exaltam, as vaias aparecem, o presidente não preside como deveria, podendo ocorrer outros atos desagradáveis, ainda bem que os vereadores vaiados ficaram em silêncio.
O regimento da Câmara não permite  exageros, mas quando é de interesse do presidente Jorge ele deixa rolar, até permitiu uma pessoa usar a tribuna, sem que para isto ela tenha se inscrito antes, mas como soube que iria criticar um seu desafeto, ele passou por cima do regulamento.

DSC_0071
O vereador Maurício Júnior votou contra, juntamente com o Fernando.

Esta é a situação da câmara atual, que não é transparente, ontem também foi aprovada proposta de Emenda à Lei Orgânica que altera a redação do § 1º, do art. 25 da Lei Orgânica do Município de Manhuaçu, que passou despercebida por todos os presentes, esta Emenda aumenta o número de vereadores de 15 para 17, isto significa aumento de despesas para o município, devido a crise financeira em que vive todo o país, os vereadores Maurício Júnior e Fernando votaram contra. Será porque o presidente escondeu do público presente que esta Lei estava aumentando o número de vereadores e em consequência os gastos do município.  lembre-se disso na hora de votar.

Todo prefeito cuidadoso e que deseja dialogar, deve ter um líder na Câmara e também como reclamam os vereadores, deveria nas reuniões ter a presença de algum secretário, pois o bom andamento do legislativo é bom também para o executivo. O que se vê são vereadores que não falam nada em sua defesa, embora o povo sabe que eles ficam todo dia solicitando uma coisa ou outra para o prefeito, nas obras querem sair na foto e diz para o povo que foi obra realizada a seu pedido.
Há por parte do prefeito uma grande falha, caso não seja corrigida ficará evidente as consequências na eleição do ano que vem, não falo aqui de comunicação virtual e sim de uma comunicação direta civilizada e humana.

Os vereadores estão pensando em 2016 apoiando os funcionários, pois todos acham que os funcionários já adquiriram direitos durante todos estes anos, e de certa forma é uma situação complicadíssima para o executivo, e não será nesta nem na próxima gestão que a cidade vai entrar nos eixos, é interessante notar que tem gente que sempre soube das irregularidades na saúde,  e porque só agora reclama? Tem muita coisa em Manhuaçu que precisa mudar, até o trabalho do Conselho de Saúde precisa melhorar, trabalhar a serviço do povo.

Infelizmente estamos em uma crise financeira tremenda e estes problemas agravam ainda mais, como foi dito pelo Nelson Jacó que se o prefeito não fizer o que os funcionários desejam, eles vão infernizar a vida dos médicos,  nenhum deles cumprem os horários, e aí muitos pedirão demissão, como afirmou também o presidente do SINTRAM Jaiminho que pediu para os médicos aguardarem até solucionar a situação.

Na reunião hoje com o prefeito nada ficou acertado, marcaram para quinta-feira as 10 horas outra rodada de negociação. Vamos aguardar.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui