Cartilha “Voto Responsável” atrai a atenção de jovens mineiros

344

Levar informações, esclarecer dúvidas e conscientizar os jovens eleitores sobre o a importância de exercer o poder do voto de forma responsável foi o eixo central do evento promovido pela Controladoria-Geral do Estado no espaço Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital, no lançamento da cartilha “Voto Responsável”.

Editada pela Subcontroladoria da Informação Institucional e da Transparência (SIT), com participação da Subsecretaria da Juventude e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), a cartilha contém um texto desenvolvido pela Superintendência Central de Suporte à Prevenção e ao Combate à Corrupção (SCCC), sob a forma de perguntas e respostas, com relevantes informações para aqueles que vão exercer pela primeira vez o dever e o direito de eleger prefeitos e vereadores.

A abertura do evento foi feita pela Subcontroladora da Informação Institucional e Transparência, Margareth Travessoni, que falou do trabalho desenvolvido em parceria entre a CGE e os jovens do Plug Minas, durante a elaboração da cartilha, além da importância da transparência no processo da eleição. Logo após, foi dada a palavra para o mediador Fernando Chaves que apresentou os participantes do bate papo, como o Promotor de Justiça, Edson de Resende Castro, o Chefe do Setor de Propaganda Eleitoral do TRE-MG, Diogo Mendonça Cruvinel, o Chefe de redação da TV Alterosa, Juliano Cardoso Azevedo e do Diretor de Municipalização e Relação com os Conselhos Municipais na Subscretaria de Juventude, Bruno da Matta Machado.

Na primeira rodada de perguntas à juventude, o tema “O que é votar consciente?” foi perguntado. Vários jovens da plateia se manifestaram e foram, em seguida, elogiados pelos componentes do bate papo. Ao logo da conversa, assuntos como “O que é Ficha Limpa”, “O que você acha que não é permitido ser feito, mas as pessoas fazem nas campanhas eleitorais”, “Qual a punição para os candidatos que violam as regras de campanha”, dentre outras, foram abordadas.

Interessados por todos os temas, os alunos participaram de forma efetiva. Diversas perguntas foram destinadas aos debatedores, o que fez com que o objetivo do evento fosse alcançado. “Eu saio daqui muito animado, pois nós conseguimos discutir abertamente um assunto que é da maior importância para a sociedade, para a democracia, que são as eleições, com jovens que aqui estavam e que irão votar pela primeira vez”, diz o Promotor de Justiça e Coordenador Eleitoral do Ministério Público de Minas Gerais, Edson de Resende Castro.

Para o Chefe do Setor de Propaganda Eleitoral do TRE-MG, Diogo Mendonça Cruvinel, “sempre é bom falar para os jovens, uma vez que eles estão iniciando agora a vida deles como cidadãos, e a gente poder estimular essa responsabilidade nessa hora de decidir é muito importante, pois  as consequências são vistas por toda a sociedade.  Então se você cuida de informar aos jovens sobre a responsabilidade do voto deles, podemos pensar que teremos melhores representantes nas próximas eleições.”

“No Brasil, a gente está caminhando para uma necessidade excessiva de busca de informação. Qualquer material produzido é importante para gente atingir a consciência de alguém. Como essa cartilha, que tem o objetivo de tornar os jovens mais consciente na hora do voto. Se um deles ler essa cartilha e representar uma mudança,  já mostra que o esforço foi  válido”, aponta o Chefe de redação da TV Alterosa, Juliano Cardoso Azevedo.

A estudante Sabrina Diana destacou a importância do encontro. “Eventos como esse, nos trazem conhecimento, por que muitas questões os nossos pais não conseguem transmitir e aqui existe essa possibilidade de tirar nossas dúvidas. Eu adorei o encontro. Acrescentou muito em minha vida, principalmente no meu poder de voto, pois agora tenho mais consciência”.

Escolha consciente

A cartilha “Voto Responsável” introduz noções sobre as formas de controle social, transparência, democracia, a importância do voto responsável, a Lei da Ficha Limpa e a possibilidade de denunciar irregularidades nas eleições, além de alertar os jovens contra a compra de votos.

Entre os assuntos abordados, por exemplo, a cartilha chama a atenção do jovem para a importância da escolha correta do prefeito que vai administrar o município e dos vereadores que vão criar as leis nos próximos quatro anos.Outra informação relevante na cartilha é sobre o decreto que garante a obediência à Lei da Ficha Limpa no poder executivo estadual mineiro.

Agencia Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui