Construíram celas no Poliesportivo Municipal de Manhuaçu

247
Vereador Renato mostrando as fotos das celas
Vereador Renato mostrando as fotos das celas

“É uma denúncia que recebemos de pessoas idôneas, inclusive para não se comprometerem eu tirei o abaixo assinado desta denúncia, pois ela por si só não precisa de ninguém assinar. Fui um dos colaboradores da Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana (FUMAPH), participei como tesoureiro durante anos, fui secretário e cheguei ao ponto de ser presidente. No seu estatuto não consta nada do que está nessa denúncia. Manhuaçu é uma cidade onde determinadas áreas não são levadas em consideração e essa denúncia vem de encontro a tudo que nós pensamos de bem e de bom que possa acontecer com nossos filhos. A criação da FUMAPH, principalmente a construção de seu poliesportivo, foi feita para lazer eu vou ler para os senhores o teor desta denúncia.”

À Câmara Municipal de Vereadores

Manhuaçu, 08 de outubro de 2009

Prezados senhoras e senhores que governam e regem as leis desta cidade.

Vereador Renato
Vereador Renato

Precisamos de ajuda sobre as questões abaixo:

Entendemos que o Ginásio Poliesportivo Oswaldo Sad é destinado ao esporte, laser e cultura. Neste ginásio acontecem vários eventos como jogos esportivos municipais e estaduais, encontros religiosos, inclusive anualmente o Cenáculo que conta com aproximadamente 5.000 pessoas, festas de escolas, formaturas, escolas de futsal para crianças, campeonato de pássaros, campeonato de bairros, etc.

Devido a certas atitudes estão mudando o rumo no qual foi destinado a construção do Ginásio Oswaldo Sad.

Fica aqui o nosso protesto contra autoridades que decidiram por uma ordem tão impensada, tão melindrosa que é sobre os nossos jovens e juvenis. Quando é que nossos administradores vão mudar a atitude com o nosso município e parar de fazer mini obras e passarão a fazer grandes obras.

O espaço do ginásio foi destinado para a prática do esporte e liberdade, não para ser um mini presídio. Se esta obra for concretizada será o fim do poliesportivo, pois muitos pais não deixaram seus filhos naquele ambiente. O Brasil está caminhando para sediar uma olimpíada mundial em 2016, será que é este o exemplo que Manhuaçu vai dar?

Os moradores da região do poliesportivo não foram avisados sobre esta obra, não concordam com isto, só ficaram sabendo depois de pronto, tudo foi feito as escondidas, estão indignados com celas construídas embaixo das arquibancadas do ginásio.

Será que algum psicólogo deu opinião sobre este fato?

Achamos muito constrangimento para as crianças, tanto para as que estão jogando, treinando ou se divertindo, quanto para as que estão presas.

Pedimos que fossem avaliadas todas estas questões.

Aguardamos soluções; conclui a leitura o vereador

Continuando seu discurso: “Junto com esta denúncia veio às fotografias desse espaço, onde podemos notar camas de alvenarias, celas, grades, o que será isso? Quem será abrigado ali dentro? Em um ginásio poliesportivo, um local destinado aos esportes, aonde era a cozinha do ginásio, aonde servia de vestiário estão sendo criadas celas, para resolver qual problema? Dos menores? Os menores que não tem escola, que não tem trabalho, que não tem aprendizado?

Essa denúncia é de alta relevância, duvido que os senhores saibam disso, digo de coração, desconhecia tudo isso até o momento em que recebi esta denúncia. A criação da FUMAPH, nós tínhamos ali, onde hoje existem celas, havia uma pequena fábrica de picolés junto com o Secretário de Assistência Social Rogério Correa reestruturou a fábrica de picolés e tínhamos cinqüenta carrinhos nas ruas, esses meninos na época tratavam da própria família vendendo picolé, além de praticar os esportes que oferecíamos ali, além de encaminhá-los para reforço escolar. Como diz a denúncia, vamos construir grandes obras, essas crianças, esses menores, que hoje eu sou uma das vítimas deles, as minhas bancas de revistas hoje parecem uma cela de prisão tudo cheio de grades, pois estou cansado de ser roubado. Não adianta a polícia prende-los, não adianta uma autoridade dizer que eles estão presos, a própria lei os soltam. Precisamos criar espaços dignos com estrutura educacional, voltada para o bem estar dessas crianças. Precisamos de um mundo mais dinâmico, mais feliz e com mais união. Espero que essa denúncia e minhas palavras de hoje não sejam jogadas aos ventos, portanto Sr. Presidente estou aqui com três cópias, a primeira ao Sr. Presidente da FUMAPH, se o contrato de arrendamento do poliesportivo dá permissão para se criar este ambiente lá, a outra é para o Sr. Secretário de esportes se ele tem conhecimento do que está ocorrendo ali dentro e por fim ao excelentíssimo Sr. Prefeito municipal se ele não teria outro local, se é de fato realmente, ou se a denúncia está errada. Queremos que seja criado para os menores infratores um projeto social adequado para ajudá-los por toda a vida, pois sabemos de cidades de menor porte que a nossa que tem isso. Temos a maçonaria, Rotary, Lions, CONSEP, APAC, tudo em andamento em nossa cidade, a sociedade hoje é bem estruturada. Por que não fazer igual às outras cidades?

O provisório vai virar um recurso técnico e vai ficar a vida inteira em nossa cidade. Vai espantar os meninos que usam diariamente aquele espaço, esses meninos não vão ter um aprendizado, não é um local adequado, então a denúncia está feita. Concluiu o vereador Renato Cesar Von Rondow.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui