Deputado visita Santana do Manhuaçu e anuncia recursos

237

Deputado João Magalhães garantiu recursos para a Administração de Santana

Deputado João Magalhães garantiu recursos para a Administração de Santana

O Deputado Federal João Magalhães reuniu-se com o Prefeito de Santana do Manhuaçu João do Açougue e o vice-prefeito Igídio de Assis Neto durante visita à cidade no final de semana de Carnaval. Durante um encontro com lideranças, secretários e vereadores, o parlamentar falou sobre o apoio ao Município e a liberação de recursos para obras.

Durante o almoço de confraternização promovido na residência do prefeito, João Magalhães conversou com várias lideranças. Para João do Açougue, foi um momento de encontro com um amigo: “O deputado não é apenas um companheiro político. Para mim, é um grande amigo, aliás, uma pessoa de amizade concreta e sincera. Eu tenho um compromisso com ele. Foi a pessoa que me deu suporte nas minhas campanhas e chegou a deixar de apoiar outros grupos aqui para honrar o compromisso comigo”.

O prefeito aproveitou para fazer um balanço do primeiro ano de sua gestão. Ele explicou que a dificuldade em obter recursos dos Governos Federal e Estadual foi o maior obstáculo no primeiro ano. “Tivemos um ano de crise e que ainda não acabou, mas com isso eu tive que administrar uma herança muito difícil. Recebi a prefeitura com as treze certidões pendentes no cadastro do Tesouro Nacional. Sei que foi complicado, mas com muita coragem e vontade eu vou mostrar que Santana do Manhuaçu tem solução. Nós vamos resolver muitos problemas aqui, como já estamos conseguindo resolver”, afirmou.

O deputado garantiu o suporte aos projetos do prefeito. “Eu tenho ele como um grande amigo pessoal. O João do Açougue tem sido muito correto comigo e eu tenho um compromisso com Santana por causa disso”, afirmou.

Lideranças e vereadores participaram do encontro

João Magalhães ainda lembrou que, logo depois das últimas eleições de deputado, há quase quatro anos, esteve na cidade e foi questionado pelo atual prefeito sobre a nova visita. “Eu respondi que precisava agradecer pelos votos e que iria retornar aqui sempre, como tenho feito até hoje”.

 Lideranças e vereadores participaram do encontro

Para esse ano, já existem convênios com a Caixa para pavimentação e calçamento de ruas e deputado garantiu que irá liberar recursos para cascalhamento das estradas rurais e investimentos na saúde e para obras. “Infelizmente, Santana ficou atrás de muitos municípios aqui da região. O João do Açougue teve muito trabalho no ano passado para regularizar o município e só agora vamos conseguir disponibilizar verbas para a prefeitura”, pontuou.

João Magalhães ainda conversou com as lideranças sobre as demandas de Santana e mostrou que hoje o fluxo de recursos atende o que cada cidade precisa. “Se a população quer um posto de saúde, vamos buscar recursos nessa área. Caso seja patrolamento, um veículo ou uma construção, vamos fazer o que o Município precisa”, concluiu.

 DEPUTADO JOÃO MAGALHÃES ANUNCIA LIBERAÇÃO DE CINCO MILHÕES DE REAIS PARA A REGIÃO

O Deputado Federal João Magalhães anunciou a liberação de recursos da ordem de cinco milhões de reais para municípios da região. Na semana passada, durante visita a Manhuaçu, o deputado recebeu prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios vizinhos a garantiu recursos através de emendas parlamentares para obras de calçamento, construção de pontes, investimentos na saúde e educação, além de incentivo ao turismo.

João Magalhães encontrou-se com lideranças da região para avaliar o ano de 2009 e projetar ações para 2010. “Pudemos realizar a maioria das demandas da região que foram apresentadas para mim. Encontrei com lideranças, prefeitos e vereadores de Simonésia, Caputira, Durandé, Conceição de Ipanema, São José do Mantimento e várias cidades que vieram aqui para agradecer pelo apoio. Eu fico feliz de ver os resultados sendo aplicados na melhoria das condições de vida dos cidadãos dessas cidades. Esse reconhecimento é muito positivo”, garantiu.

Todos os municípios com os quais o deputado mantém parcerias foram bem atendidos. Eles receberam recursos de uma ordem considerável. Em média, as cidades terão de 700 a até 1 milhão de reais para obras e investimentos. “Conseguimos viabilizar recursos para as demandas de cada um. Reuni agora com prefeitos, vereadores e lideranças para ouvir e buscar a realidade de cada cidade. Esse é o trabalho que tenho me dedicado a fazer a cada ano e que tem rendido bons resultados”, destacou.

Sem recursos viabilizados através do Deputado Federal João Magalhães, dificilmente, as obras reivindicadas pelos prefeitos seriam realizadas. A crise que as prefeituras enfrentam inviabiliza qualquer investimento maior. Hoje, a maioria dos pequenos municípios só recebe os recursos do Fundo de Participação e a verba só permite a manutenção de programas básicos.

CAPUTIRA

O Deputado Federal João Magalhães anunciou a liberação de recursos da ordem de um milhão de reais para o Prefeito Tiãozinho em Caputira. São 200 mil reais para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com recursos do Ministério da Saúde, 300 mil reais do Ministério das Cidades, 200 mil do Ministério do Turismo e 120 mil reais do Ministério de Esportes. Em dezembro, outros 200 mil reais foram liberados pelo Ministério das Cidades.

SIMONÉSIA

Já a Prefeita Marinalva Ferreira, de Simonésia, foi comunicada da liberação de 233 mil reais para um evento e outros 150 mil reais para uma praça ou portal de entrada da cidade através do Ministério do Turismo. Para a construção de uma ponte, o Ministério das Cidades autorizou 300 mil reais. No total, foram liberados 680 mil reais.

SANTANA DO MANHUAÇU

O Prefeito João do Açougue terá 200 mil reais para construção de uma Unidade Básica de Saúde pelo Ministério da Saúde, 190 mil reais para eventos com o Ministério do Turismo e outros 250 mil reais do Ministério das Cidades para calçamentos. Segundo o deputado João Magalhães são 640 mil reais já autorizados.

SÃO JOSÉ DO MANTIMENTO

O Prefeito de São José do Mantimento Hélio Márcio Gomes (Helinho) também se encontrou com o deputado e recebeu a autorização de recursos da ordem de 700 mil reais. PREF. ELIO MARCIO /ELINHO

São 200 mil reais do Ministério do Turismo, 300 mil do Ministério das Cidades e outros 200 mil do mesmo ministério liberados no final de 2008.

CONCEIÇÃO DE IPANEMA

O prefeito Wilfrid Saar foi comunicado da liberação de 670 mil reais para Conceição de Ipanema. São 500 mil reais pelo Ministério das Cidades (em duas liberações) e outros 170 mil do Ministério do Turismo.

DURANDÉ

Em Durandé, o Prefeito Lauro Simão agradeceu o Deputado Federal João Magalhães pela liberação de 200 mil reais para realização de evento com o Ministério do Turismo, mais 160 mil para calçamento com o Ministério das Cidades e outros 725 mil reais para compra de uma patrol e uma pá carregadeira. No total, serão 1.085 milhão de reais em Durandé.

Dep. Federal João Magalhães

MANHUAÇU

Cumprindo o compromisso com o Hospital César Leite, o parlamentar ainda encontrou-se com o Provedor Fernando Lacerda e assinaram o convênio de liberação de 300 mil reais para investimentos na saúde em Manhuaçu. Ao longo dos últimos anos, o deputado foi o único a destinar emendas para o HCL, somando mais de três milhões de reais.

 HOSPITAL CÉSAR LEITE RECEBE 300 MIL REAIS ATRAVÉS DO DEPUTADO JOÃO MAGALHÃES

O deputado federal, João Magalhães, visitou Manhuaçu e se reuniu com o Provedor do Hospital César Leite Fernando Gonçalves Lacerda. Ele garantiu através de suas emendas individuais mais trezentos mil reais para custeio e manutenção do HCL. Reconhecido como um dos grandes parceiros do hospital, o parlamentar diz que a verba vai atender demandas existentes e irá beneficiar diretamente os moradores de Manhuaçu e mais 24 cidades da região.

“Há alguns anos sentia que o Hospital César Leite enfrentava um momento de urgência/emergência e precisávamos salvar o hospital. Naquela época, precisávamos agir e tomamos as providências necessárias. Quando o José Fialho ainda era o provedor iniciamos a busca de recursos e consegui liberar a primeira verba para a manutenção do HCL. De lá para cá, todos os anos tenho conseguido recursos para a compra de medicamentos, material de limpeza, renovar estoque de roupas de cama e itens da manutenção”, lembrou o parlamentar que já soma mais de três milhões de recursos destinados ao HCL durante esses anos.

Segundo João Magalhães, isso tudo permitiu que o HCL ganhasse fôlego, resolvesse pendências e superasse o momento difícil. “Essas verbas garantiram que o HCL trilhasse novos caminhos e voltasse a investir. A partir do momento que colocamos recursos, ele saiu do vermelho. Todos podem ver a quantidade de investimentos que o Hospital César Leite fez e tem divulgado nos últimos anos. O HCL é referência em toda a região e eu tenho esse compromisso em auxiliar na manutenção desse ambiente que é essencial para resguardar a vida da nossa população”.

O deputado federal justificou suas emendas dizendo que é através da saúde que se atende as maiores demandas de uma região. “Eu sempre fui defensor que nenhuma região se desenvolve sem obras de infraestrutura e educação, mas entendo que saúde é uma prioridade. Essa verba vai contribuir para o fortalecimento do trabalho que a diretoria, conselho e todos os colaboradores desenvolvem no HCL” destaca. Durante a entrevista, ele ainda garantiu que vai buscar a liberação de mais meio milhão de reais: “Viabilizamos 300 mil reais agora e queremos garantir mais 500 mil reais para medicamentos e manutenção. Esse compromisso meu é eterno. Enquanto for deputado, vou trabalhar pelo HCL e pelos hospitais da região”, reafirmou.

RECONHECIMENTO

O provedor do Hospital César Leite, Fernando Lacerda, agradeceu mais uma vez o carinho e a preocupação do Deputado Federal João Magalhães com a questão da saúde da população. “Sem esses recursos, o Hospital César Leite não teria capacidade de crescer como conseguimos nesses anos. Temos que reconhecer: o Deputado João Magalhães é o único parlamentar que destinou recursos para o Hospital César Leite. Todos os anos ele destina emendas parlamentares para manutenção do nosso hospital regional. Em nome da direção do hospital, quero agradecer ao deputado”, afirmou.

O HCL trabalha com mais 80% de sua capacidade voltada para atendimentos via SUS. “Grande parte dos investimentos na estrutura foi através do Governador Aécio Neves com o Pro-Hosp, mas fora esses recursos, somente o deputado João Magalhães tem trazido verbas que auxiliam na manutenção do hospital e permitindo que a comunidade de toda a região seja beneficiada. São cerca de 350 mil habitantes da região atendidos no HCL e que não precisam ir para outros centros graças aos investimentos que conseguimos fazer aqui”, declarou.

Somente com recursos próprios, o HCL estaria na mesma situação difícil que a maioria dos hospitais do país. A remuneração do SUS pelos procedimentos e atendimentos não paga nem o custo dos serviços. “A conseqüência desses recursos foi ficarmos em segundo lugar em Qualidade no Prêmio Célio de Castro em todo o Estado e em primeiro lugar entre as instituições do interior. A Secretaria de Estado de Saúde reconheceu que o trabalho do HCL é sério, dinâmico e eficiente na aplicação dos recursos públicos. Grande parte disso devemos também ao deputado João Magalhães”, ressaltou Fernando Lacerda.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui