Dilma retoma agenda internacional em novembro

119

A presidenta Dilma Rousseff deve passar todo o mês de outubro no Brasil, alternando suas audiências e compromissos públicos entre Brasília e o restante do país. Mas, em novembro, ela retoma a agenda internacional. Dilma examina a hipótese de incluir entre as viagens ao exterior visitas à Rússia e à França, em dezembro, para uma série de discussões. Mas, antes, a presidenta retornará ao Peru, irá à Espanha e à Guiné Equatorial (África).

Dilma recebeu convites dos presidentes Vladimir Putin (Rússia) e François Hollande (França) para visitá-los na primeira quinzena de dezembro. A presidenta deve ir aos dois países entre 10 e 12 de dezembro. As datas ainda são avaliadas para adequar as agendas dos governantes.

Ex-presidente da Rússia, Putin assumiu como primeiro-ministro e depois foi eleito, em março, como presidente da República mais uma vez. Hollande foi eleito em meio a expectativas ao derrotar o então presidente Nicolas Sarkozy e estabelecer um novo momento políticos para a França sob o viés socialista.

Nas reuniões de Dilma, Putin e Hollande deverão ser abordadas as questões envolvendo Brasil e Rússia, assim como Brasil e França. Porém, também deverão ser mencionadas questões multilaterais, como a crise que atinge a Síria há 19 meses e matou mais de 25 mil pessoas e as discussões sobre o desenvolvimento de programas nucleares, entre outros temas.

Antes das viagens à Rússia e à França, a presidenta vai a Cádiz, no Sul da Espanha, de 16 a 17 de novembro, para participar 22º Cúpula Iberoamericana. Ela foi convidada pelo rei Juan Carlos, quando esteve no Brasil, em junho. Depois de 28 e 29 de novembro, a presidenta vai ao Peru.

Agencia Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui