Eleitores de Soledade voltam às urnas dia 1º de setembro

125
redimensiona
ex-prefeito José Bento Leite (PT) e da vice, Fabiana Gouveia (PMDB)

Eleitores do município de Soledade na Paraíba,  voltam às urnas dia 1º de setembro para eleger prefeito 

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), definiu, ontem, as regras para a realização de uma nova eleição para prefeito e vice-prefeito da cidade de Soledade, no Agreste Paraibano. A resolução define que a eleição ocorra no próximo dia 1º de setembro (domingo), com o uso de urnas eletrônicas.A nova eleição ocorre em decorrência da cassação do ex-prefeito José Bento Leite (PT) e da vice, Fabiana Gouveia (PMDB) por conduta velada durante o processo eleitoral de 2012.Várias regras foram definidas para as eleições extraordinárias. Só poderão participar do pleito o partido que, até dia 1º de setembro de 2012, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e possua um diretório municipal em Soledade.

Para os candidatos, qualquer eleitor que comprove estar residindo na cidade há mais de um ano e for filiado a algum partido político pelo mesmo prazo, tem o direito de concorrer às vagas.

Todos os eleitores constantes do Cadastro Eleitoral e que estejam em dia com suas obrigações poderão participar do pleito.

O prazo para solicitação ao juízo da 23ª Zona Eleitoral do registro dos seus candidatos pelos partidos políticos ou coligações, mediante o sistema CAND, termina às 14h do dia 23 de julho de 2013.

A propaganda eleitoral só será permitida a partir do dia 24 de julho e deve ser encerrada no dia 30 de agosto (divulgação paga, imprensa escrita e a reprodução na internet do jornal impresso) e no dia 31 para propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h e as 22h.

Partidos definem, hoje, candidatos

De olho no prazo das convenções municipais que podem ser realizadas até domingo, os partidos políticos de Soledade reúnem hoje as lideranças e a militância para definir os candidatos com vistas às eleições de 1º de setembro.

O grupo de José Bento (PT) deverá lançar a secretária de Ação Social, Vânia Leal (PR), esposa do ex-prefeito José Ivanildo. Por sua vez, o candidato da oposição pode ser Flávio Aureliano (PMN), que perdeu a disputa em 2012, para José Bento, por 423 votos.

Posse

Ontem, o Tribunal de Justiça negou um agravo de instrumento interposto pelo vereador Lourival Delfino (PTB) e manteve a decisão da última sexta-feira (12), dando direito ao vereador Genival Matias Neto (PTdoB) para assumir a presidência da Câmara Municipal e, por conseguinte, a prefeitura de forma interina.

A cidade estava sendo administrada interinamente por Lourival Delfino, que era o presidente da Câmara. Diante da nova decisão, o petebista perde o direito de continuar exercendo o cargo de prefeito interino e volta à condição de vereador. A posse de Genival Matias Neto na prefeitura deve ocorrer hoje.

Com Jornal da Paraíba

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui