Empreendedores do turismo devem se inscrever no CADASTUR

112

Empreendedores e comerciantes que atuam no setor de turismo devem se cadastrar no CADASTUR, do Governo Federal. O procedimento é feito pelo site cadastur.turismo.gov.br, e, quem não se cadastrar, correrá o risco de ficar ‘invisível’ nos Mapas de Turismo do Brasil e de Minas Gerais. Ou seja, as informações sobre a empresa (hotel, restaurante, parque, etc.) não constarão na internet, especialmente no Portal do Ministério do Turismo, podendo gerar perdas de clientes e negócios para o empreendedor, além de multas para determinados segmentos que são obrigados por Lei a se cadastrarem.

Na região, mobilizações vêm ocorrendo para que os municípios atualizem informações sobre a estrutura local e as lancem no Mapa de Turismo do Brasil e de Minas Gerais. Os trabalhos ocorrem por meio de parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Manhuaçu, COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Circuito Turístico Pico da Bandeira, ACIAM, Secretaria de Estado de Turismo e o Ministério do Turismo.

Há alguns dias, o Circuito Turístico Pico da Bandeira reuniu-se em Manhuaçu, com expressiva participação de representantes das cidades que o integram. Na oportunidade, foram esclarecidos os procedimentos necessários aos municípios para que o cadastramento seja bem-sucedido, entre outros assuntos. A ACIAM (Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu) também apoiará este trabalho, e, deverá disponibilizar funcionário para auxiliar o cadastramento dos empreendedores, entre outras ações.

O sistema totalmente é informatizado, desburocratizando todo o processo, sem a necessidade de envio de documentos em papel, e com interface intuitiva e interligada ao banco de dados da Receita Federal.

Obrigatório

O cadastro é obrigatório para quem atua nas áreas de hospedagem, agência de turismo, parque temático, acampamento turístico, organizadora de eventos, guia de turismo e transportadora turística. O nome Cadastur também modernizou o certificado, que conta com a tecnologia de QR Code, com todas as informações dos cadastrados.

Opcional

O procedimento é opcional para casa de espetáculos e equipamento de animação turística; centro de convenções; empreendimento de entretenimento e lazer e parque aquático; locadora de veículos para turistas; empreendimento de apoio ao turismo náutico e à pesca desportiva; prestador especializado em segmentos turísticos e de infraestrutura de apoio para eventos, além de restaurantes, cafeterias, bar e similares.
O potencial turístico no Brasil vem se desenvolvendo visivelmente nos últimos anos. Diversas ações foram criadas para colaborar com esse crescimento e promover uma experiência inesquecível ao turista e potencializar essa vocação do país.

Benefícios

Ao se cadastrar, os empreendedores têm acesso a benefícios como: linhas de crédito junto aos bancos; classificação dos meios de hospedagem; oportunidades de negócios e acesso a mercados nacionais e internacionais; credibilidade de que a empresa está formalizada e que está operando de acordo com as Leis brasileiras, além de informações e apoio por meio de um ambiente de negócios online restrito aos prestadores que estão com o cadastro regular.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui