Entidades discutem poda e supressão de árvores em Manhuaçu

9

Representantes de entidades voltadas à limpeza, obras e meio ambiente se reuniram na segunda-feira, 18/02, e discutiram a respeito do processo de poda e supressão de árvores no perímetro urbano de Manhuaçu. Na zona rural, a responsabilidade é do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O objetivo também foi levantar propostas para organização e melhoria da atividade, bem como apontar sugestões de normatização.

 

Durante a reunião, o secretário de Agricultura, Flânio Alves, explicou como funciona atualmente o processo de poda e supressão de árvores no perímetro urbano. “Além disso, sugeri a criação de equipe capacitada para realizar a execução dos serviços de corte. O coordenador da Defesa Civil disponibilizou funcionários para compor a equipe, que deverá trabalhar mediante convocação da Secretaria de Meio Ambiente”, explicou Flânio.

O presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Kildaire Brandão, ressaltou a importância da capacitação para que a qualidade e saúde das árvores não sejam comprometidas, principalmente pelas podas. “Para tanto, recomendamos que a equipe de execução das atividades seja integrada por quatro pessoas”, completou.

Os presentes também sugeriram um planejamento e cronograma para organizar todo o processo de poda, supressão e manutenção de praças e jardins. Os trabalhos irão considerar estações do ano, ciclos de desenvolvimento das árvores, melhor horário e dia da semana, entre outros critérios.

Ao final da reunião, os representantes das entidades traçaram metas e ações para cada um dos setores envolvidos, a serem realizadas em até 60 dias. Dentre elas, Energisa e IEF irão disponibilizar a capacitação de poda e supressão de árvores urbanas, e treinamento para o manuseio dos equipamentos.

Além disso, SAMAL e Secretaria de Obras disponibilizarão os equipamentos e os funcionários. Secretaria de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Meio Ambiente desenvolverão o cronograma e o planejamento das ações.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui