Falta de acordo adia para amanhã votação do relatório final da LDO na Comissão Mista de Orçamento

156

O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado Paulo Pimenta (PT-RS), adiou para amanhã (11) a votação, na comissão, do relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) apresentado pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). Não houve acordo entre os líderes do partido para aprovação do relatório. A reunião será retomada amanhã, às 14h30.

O parecer do senador Antonio Carlos Valadares prevê superávit primário do setor público consolidado de 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB), dos quais a União (orçamentos fiscal e da seguridade social) vai contribuir com 2,15% e os estados e municípios com 0,95%.

O relator também manteve a flexibilidade fiscal solicitada pelo Executivo de diminuir a meta até R$ 45,2 bilhões (0,9% do PIB), caso a programação se destine a investimentos prioritários. A dívida líquida do setor público consolidado deve ficar o equivalente a 32,5% do PIB em 2013.

A LDO orienta a elaboração e execução do Orçamento anual, alterações tributárias, gastos com pessoal, política fiscal e transferências da União. Depois da aprovação da LDO, o Executivo tem até o dia 31 de agosto para encaminhar ao Congresso o Projeto de Lei Orçamentária (LOA). O documento estima as receitas que o governo espera arrecadar durante o ano e fixa os gastos a serem feitos.

A votação do texto pelo plenário do Congresso Nacional está marcada para amanhã (11), a partir das 18h. Somente após a aprovação da LDO é que deputados e senadores poderão entrar em recesso, previsto para começar no dia 18.

 

 

 

 

Agência Brasil

Postado por Marta Aguiar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui