Fórum internacional sobre segurança cidadã

172

 O secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, relatou a experiência de Minas na prevenção da violência a um grupo de 200 autoridades e especialistas nacionais e internacionais da área de Segurança Pública, presentes na 4ª edição do Fórum Sobre Segurança Cidadã, realizado no Rio de Janeiro, nos dias 8 e 9 de agosto. “A Integração das Polícias associada aos programas de prevenção à criminalidade foram componentes decisivos para a redução da violência em Minas Gerais”, destacou.

O evento foi promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Governo do Estado do Rio de Janeiro, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e Ministério da Justiça (MJ). O objetivo era fomentar o debate sobre o acesso à Justiça e a melhoria da segurança pública no Brasil e conhecer as práticas exitosas de prevenção à violência, desenvolvidas dentro e fora do país, como na Colômbia e nos Estados Unidos.

Estratégia

Ao apresentar as estratégias utilizadas em Minas Gerais no combate à violência, como a metodologia de Gestão Integrada em Segurança Pública (Igesp), que dá suporte ao trabalho das polícias, o secretário destacou que a determinação do Governo do Estado para enfrentar os problemas que levam insegurança à população foi um dos fatores que garantiram o sucesso da iniciativa.

Segundo Lafayette Andrada, não havia nenhum tipo de articulação entre as polícias, dez anos atrás. “O que o Estado fez foi promover a integração entre os órgãos de segurança e a gestão compartilhada das informações. Por meio da troca de experiências e dos serviços de inteligência, os planos de combate à violência têm sido realizados de maneira exitosa, culminando na redução da criminalidade violenta entre os mineiros”, disse.

Capacitação

Ao encerrar sua participação, Lafayette Andrada disse que os investimentos em curso na área de direitos humanos, na polícia comunitária, no uso de tecnologia menos letal e na mediação de conflitos para os gestores de segurança pública têm sido fundamentais para a política de integração. Além disso, ele destacou que a utilização de pesquisas com indicadores que medem a qualidade dos serviços prestados pelas polícias e o grau de confiança da população nessas instituições serão constantes.

Fórum

O combate ao tráfico de drogas e armas, as políticas penitenciárias, o planejamento das informações foram alguns dos temas debatidos nesta 4ª edição do Fórum sobre Segurança Cidadã. A subsecretária de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social, Geórgia Ribeiro Rocha, e o assessor-chefe de Gestão Estratégica e Inovação, Luis Otávio Milagres de Assis, da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), também participaram do evento.

 

Agência minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui