Governo do Estado autoriza obras na Escola Maura Abaurre

337

As mudanças vão adequar a instituição ao modelo da Nova Escola.Fotos: Thiago Guimarães / Secom

As mudanças vão adequar a instituição ao modelo da Nova Escola.

Com muito entusiasmo, foi assinada, na manhã desta quarta-feira (13), a Ordem de Serviço da Escola Estadual Maura Abaurre, em Vila Velha. Com a presença do governador em exercício, Ricardo Ferraço, do secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, de autoridades municipais e estaduais, e de aproximadamente 200 pessoas, entre moradores e representantes da Educação, foi autorizada a construção de uma nova escola, com um investimento de R$ 3.655.038,03. A obra será gerenciada pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

sedu6755O governador em exercício, Ricardo Ferraço, destacou que tem um carinho especial pela Escola Maura Abaurre. “Quero agradecer a presença de todos e dizer que fico feliz em ver a comunidade participando dos projetos do bairro e torcendo pela melhoria do ensino por meio dessa nova escola. Uma escola bem estruturada é importante, porque melhora o grau de atratividade. Não só aos alunos, como também aos professores. Professores mais estimulados contribuem para uma Educação cada vez melhor”, completa.

Outro ponto abordado por Ricardo Ferraço foi sobre a família. “Uma pessoa especial está nos prestigiando hoje. É o sobrinho da professora homenageada com o nome da Escola: Marcelo Abaurre. Ele está aqui representando a família, a união. Queremos contar com o apoio de todas as famílias para que no dia da entrega da escola possamos comemorar e entregar uma ótima instituição aos nossos alunos”, finaliza.

sedu6621O secretário Haroldo Corrêa Rocha comentou que aguardava ansioso pelo início das obras. “É um dia muito alegre, pois estamos dando uma ordem de serviço a uma escola de muita relevância na região. A escola vai ficar mais alegre, mais colorida e muito mais digna a receber os alunos, pois é um local que tem papel central não só na vida dos alunos, mas também na história da comunidade”, observa o secretário. Segundo ele, o ano de 2009 foi o ano que o Governo Estadual mais investiu em Educação, totalizando 28% do orçamento destinados à melhora do ensino público.

“Acredito que este ano de 2010 será ainda melhor para a sociedade capixaba, com mais investimentos na área de Educação. Todo o Governo do Estado está se dedicando e recebendo apoio das famílias dos nossos alunos. Os estudantes terão novos laboratórios, ampliação do prédio escolar e uma estrutura muito bem organizada. Neste ano teremos muitas escolas neste modelo. Fico muito feliz quando é autorizada mais uma construção nos padrões da Nova Escola”, concluiu o secretário.

Comunidade

sedu6700Para Dona Aparecida Mamede, a expectativa é que a Escola Maura Abaurre contribua para a melhoria da educação da filha Érica Mamede, da 7ª série do Ensino Fundamental. “A reforma desta escola é uma notícia muito boa para a minha família. A minha filha mais nova já está ansiosa para estudar nesta escola também”, afirma Dona Aparecida.

Já Dona Janete da Costa Soares espera um espaço propício também para unir a comunidade. Ela é uma das representantes do grupo de 3ª idade do bairro. “Obras deste tipo sempre proporcionam coisas boas, principalmente aos jovens. Melhorar a Educação é fundamental

para formar bons cidadãos. Desenvolvemos muitas atividades e contamos com o apoio da Escola para isso.”

Investimento

Segundo o Iopes, serão gerados até 30 empregos diretos com essa obra, cujo investimento é de quase R$ 3,6 milhões. Neste projeto destaca-se o setor pedagógico, com a reforma e adequação dos seguintes ambientes: 12 salas de aula, biblioteca, dois laboratórios de Informática, um laboratório de Química e Biologia, um laboratório de Física e Matemática, sala de Artes, além da ampliação do prédio escolar, contemplando auditório e refeitório. A escola possui capacidade para atender a 1.440 alunos, divididos em três turnos.

As mudanças vão adequar a instituição ao modelo da Nova Escola, anunciado em março de 2008, que garante aos estudantes um prédio bem estruturado, com sala de Informática, biblioteca, quadra poliesportiva com material esportivo, laboratórios, entre outros espaços essenciais para garantir o bom aprendizado das crianças e jovens capixabas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui