Indicado para Diretoria-Geral do Dnit diz que acompanhará de perto

173

O general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, indicado pela presidenta Dilma Rousseff para o cargo de diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), disse hoje (23) que avaliará a gestão de “um por um” dos superintendentes estaduais do órgão. Ele teve seu nome aprovado hoje, por unanimidade na Comissão de Infraestrutura do Senado, juntamente com o também militar Tarcísio Gomes de Freitas, indicado para a diretoria executiva do Dnit. Os nomes, agora, serão submetidos à análise em plenário.

Segundo o general, uma pessoa para ocupar o cargo de superintendente do Dnit nos estados terá que preencher três requisitos: competência, caráter e dedicação. A maioria desses cargos parte de indicações de partidos aliados do governo federal. “Um superintendente tem que ser um exímio negociador, ter caráter e autoridade moral e tem que estar presente todos os dias na fiscalização das obras em andamento no estado.”

Jorge Ernesto Fraxe comprometeu-se com os senadores da comissão de Infraestrutura a comparecer ao Senado sempre que os parlamentares julgarem necessário, independentemente de requerimentos de convite ou convocação. O general ressaltou que esse é o seu “dever” como gestor público. Entretanto, pediu aos senadores um prazo de seis meses para reestruturar o Dnit, uma vez que terá que “tocar os contratos, já em andamento, que somam R$ 14 bilhões”.

Ele defendeu que todos os contratos realizados pelo órgão sigam os princípios previstos na lei de licitações. Nesse aspecto, o general acrescentou que os aditivos contratuais devem ser exceção e não regra. Jorge Ernesto Praxe deixou claro que seu trabalho terá como base, no caso, a possibilidade de contratar empresas para realizar obras apenas em caráter emergencial, ou seja, “algo não previsível ou esperado como desastres naturais que tem um tempo de duração para acabar”.

O novo diretor-geral indicado pela presidenta Dilma Rousseff é general de divisão combatente do Exército, na área de engenharia. Entre outras funções, exerceu ao longo de sua carreira militar o comando de Destacamentos de Engenharia de Construção e a diretoria de Obras e Cooperação do Exército.

Tarcísio Gomes de Freitas, indicado para a diretoria executiva, já comandou pelotão da 10ª Companhia de Engenharia de Combate do Exército e participou como engenheiro da Companhia de Engenharia Brasileira na Missão de Paz das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah). O militar exerce, desde 2008, o cargo de analista de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU).

 

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui