Mais de 100 prefeitos mineiros já garantiram participação no Programa Mineiro de Empreendedorismo

142

Cerca de 130 prefeitos mineiros eleitos para as administrações municipais que se iniciam em 2013 e vão até 2016 já manifestaram interesse em participar do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais. Idealizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o programa foi lançado na segunda quinzena de novembro e será gratuito para as prefeituras.

Com o desenvolvimento do programa, o Governo de Minas vai compartilhar com os gestores públicos municipais as boas práticas de administração adotadas a partir de 2003. O objetivo é agregar valor às ações municipais no atendimento às demandas da sociedade e promover o desenvolvimento.

“O desenvolvimento começa nos municípios e está aliado à gestão eficiente e orientada para resultados”, destaca a subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental da Seplag, Adriane Ricieri.

Para participar, basta o prefeito eleito manifestar seu interesse preenchendo o formulário disponível no sitewww.conversandosobregestao.mg.gov.br. Os municípios que manifestarem interesse em aderir ao programa estarão automaticamente inscritos nas etapas de capacitação e diagnóstico virtual.

Entre os benefícios diretos para aqueles que aderirem ao programa estão o acesso facilitado à linha de crédito especial do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), o apoio no aprimoramento das práticas de gestão e o auxílio na identificação de novas formas de obtenção de recursos.

Fases de desenvolvimento

O programa prevê cinco fases para o desenvolvimento da gestão: capacitação, diagnóstico, implantação, avaliação e monitoramento. A Seplag está preparada para fazer o diagnóstico virtual da realidade da gestão dos municípios participantes e, também, para capacitar os 853 municípios mineiros. A capacitação será feita por meio do Ensino a Distância (EaD), usando a estrutura do Canal Minas Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), parceira da Seplag no desenvolvimento do programa.

Os municípios que aderirem ao programa poderão se candidatar ao Prêmio Mineiro de Excelência na Gestão Pública Municipal, que reconhecerá aqueles que concluírem o processo de capacitação e, posteriormente, os municípios que implantarem as boas práticas de gestão.

Agencia Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui