Manhuaçu: Prefeitura entrega kits para instalação de fossas sépticas na zona rural

748

Prefeita Cici entrega kits para instalação de 15 fossas sépticas

A prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, entregou 15 kits para instalação de fossas sépticas, nesta quinta-feira (13). Os materiais foram destinados às famílias que residem no Córrego Manhuaçuzinho. Ela esteve acompanhada do secretário de Agricultura e de Meio Ambiente, Flânio Alves; diretor do SAAE, Luiz Carlos Carvalho; e da chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira

Por meio de parcerias inteligentes entre as Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, e do SAAE, além da EMATER-MG, Conselho Municipal de Meio Ambiente, CMDRS e moradores, foi realizada uma intensa mobilização nas comunidades rurais para a construção das fossas sépticas em residências. O trabalho visa proteção ao meio ambiente e reforça os trabalhos preventivos em saúde pública.

Sempre atenta às questões de saúde pública e meio ambiente, a prefeita lembrou os tempos difíceis em que a Prefeitura atravessa, porém reitera que os investimentos continuam sendo feitos. “Quando aplicamos 1 real no meio ambiente, evitamos gastar 3 reais em saúde. Trabalhamos muito na prevenção, pois este é o melhor caminho parar a solução dos problemas. Mesmo com poucos recursos, estamos cumprindo com o que combinamos com as famílias”, lembrou Cici Magalhães.

A preocupação com o saneamento básico é uma das prioridades da Administração “Ouvir para Governar”. De acordo com o secretário de Agricultura e de Meio Ambiente, Flânio Alves, a construção de fossas sépticas é um sonho antigo dos moradores. “Estas instalações reduzem riscos de verminose. Com isso, as famílias têm maior proteção. Atualmente, em praticamente todos os processos de certificação de qualidade na produção rural, são exigidos estes investimentos em saneamento. A questão da água limpa na propriedade é prioritária. Em Manhuaçu, a prefeita está possibilitando meios para consolidarmos esta frente de trabalho nas comunidades”.

Flânio lembrou ainda que as fossas são construídas a partir de parcerias. “Sabemos que, por vezes, não teremos todo o recurso para construir as fossas. A forma que encontramos para tornar realidade este projeto é provocando a discussão desta questão no CMDRS e nas associações comunitárias, o que tem gerado resultados. Hoje, temos um modelo de fossa que não é caro. Ela é feita com tambores repletos de bambu que asseguram maior limpeza na água. A partir de técnica implantada pela equipe da EMATER-MG, as instalações são feitas adequadamente. Também há pouco tempo, a Coorpol conseguiu recurso junto a uma empresa para a construção de cinquenta fossas’, relatou.

Para ajudar esta iniciativa, a Prefeitura de Manhuaçu licitou tambores, que serão usados nas fossas sépticas. O diretor do SAAE, Luiz Carlos Carvalho, explica que as ações no Córrego Manhuaçuzinho são muito importantes. “Basta lembrarmos que 70% da água que levamos até as residências saem daqui. Por isso, precisamos cuidar de forma ainda mais especial. Quando levamos qualidade no tratamento da água para o Manhuaçuzinho, estamos levando qualidade também para uma grande parte do manhuaçuense”.

O extensionista da EMATER-MG, José Antônio do Nascimento, comemorou a parceria com a Prefeitura de Manhuaçu e o SAAE. “Estou muito feliz com tudo o que está acontecendo. O poder público se faz presente e nós, enquanto extensionista, estamos junto ao produtor para orientá-lo da melhor maneira. O Manhuaçuzinho é um produtor grandioso de água. Por isso, deve ser enxergado de maneira especial”.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui