Manhuaçu: Prefeitura inaugura UBS no Bairro São Vicente

457

A Prefeita Cici Magalhães, a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama, os deputados federal, Subtenente Gonzaga e estadual João Magalhães foram recebidos por lideranças, convidados, vereadores e moradores para a cerimônia oficial de inauguração da Unidade Básica de Saúde ‘Antônio Germano de Oliveira’, a UBS São Vicente. A inauguração aconteceu no sábado, 27/07, com expressiva participação do público e de autoridades.

O momento de oração foi conduzido por Milton Filgueiras, Conselheiro Local de Saúde e homenageado na cerimônia. Entre as autoridades presentes, o Vice-prefeito Renato Von Randow (Renato da Banca), Vereadores Paulo César Altino, Administrador Rodrigo, Vantuil Martins (Vice-presidente da Câmara), Giovanne Mageste, Elenilton Martins, Berenice Ferreira, Juarez Cleres Elói, Cabo Ferreira e José Geraldo Damasceno (Zé Rulinha); Diretor da GRS, Juliano Estanislau Lacerda, Presidente do Conselho M. de Saúde, Sebastião Andrade; Presidente da Associação, Lúcia Maria Reis, Líder Comunitário, Benoni da Paixão, entre outros representantes de segmentos sociais, secretariado municipal e profissionais de Saúde.

Construída com recurso próprio do município, a unidade totalmente estruturada atende aproximadamente 4.798 moradores dos Bairros São Vicente, Alfa Sul e parte da área central. A nova unidade faz parte do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica – UBS) para o fortalecimento da Atenção Básica.

Os moradores aguardavam a construção há muitos anos, pois, o local onde funcionava a ESF não atendia a demanda atual, nem oferecia comodidade aos pacientes e aos funcionários. Agora a UBS conta com recepção, sala ampla para os médicos, esterilização, sala de vacina, triagem, farmácia, sala de coleta, odontologia e corredores amplos. O valor do empreendimento é de R$ 408.680,00.

O Deputado Estadual João Magalhães viabilizou recursos para contribuir com a construção, e, o Deputado Federal Subtenente Gonzaga, para a aquisição de equipamentos para a unidade. A prefeita fez questão de ressaltar que os recursos demandaram esforços dos parlamentares, bem como o trabalho incessante da Secretária Municipal de Saúde, para a realização da obra para atender os moradores. “É uma alegria entregar a UBS no Bairro São Vicente. Temos mais quatro novas unidades em construção, que atenderão aos distritos de Santo Amaro e de Dom Corrêa, além do Bairro Santa Luzia. A UBS Vilanova será novamente licitada. Está nos planos, a construção de mais UBS em outros bairros da cidade”, pontuou.

Para a secretária de saúde, Dra. Karina Gama, a inauguração da UBS que recebeu o nome de “Unidade Básica de Saúde Antônio Germano de Oliveira”, é o resultado do trabalho incansável da administração em prol da comunidade. “Que todos os moradores que serão atendidos nesta UBS se sintam acolhidos, que usufruam desta bela e moderna unidade. Em breve, entregaremos a unidade de Dom Corrêa, Vilanova, Santo Amaro e Santa Luzia”, destacou. A secretária agradeceu ainda ao vereador Paulo Altino pela indicação da construção da UBS e, os demais vereadores pelo apoio de sempre nas ações.

Os moradores, ao conhecerem toda a estrutura da unidade, ficaram maravilhados com tudo que agora está à disposição para servi-los. Em nome da família, o filho do homenageado, Antônio Germano de Oliveira Filho disse que todos se sentem orgulhosos pela homenagem ao pai, que foi um homem simples, dedicado, batalhador, honesto, caráter e de respeito. “Ele sempre nos ensinou a respeitar as pessoas e ser honesto. Me sinto muito feliz, em saber que as pessoas admiraram e admiram meu pai”, disse emocionado. Também homenageada a família do saudoso Sr. Álvaro Schwenk.

A moradora Rosângela Maria Gomes de Souza falou de sua alegria em ver a unidade sendo entregue, pois, o local era feito depósito de lixo. “Agora temos algo que é benéfico para o bairro. Uma obra descente para nos dar saúde com dignidade”, disse.
Com três andares, a nova UBS possui salas de espera, Consultórios, Acolhimento, Sala de Observação, Procedimento, Coleta de material, Agentes comunitários de saúde, Sala de reuniões, Sala de Vacinas, Sala de Curativos, Depósito de material de limpeza (DML), Sanitários, Consultório Odontológico, Sala de Estocagem, Dispensação de Medicamentos, Sala de Esterilização e Guarda de Material esterilizado, Almoxarifado, Copa, Sala de Administração e Gerência, Depósito de Resíduos Contaminados, Depósito de Resíduos Recicláveis e Depósito de Resíduos comuns.

A programação encerrou-se com as apresentações musicais de Lincoln Lana e da Banda Comodors. Também neste final de semana, a Prefeitura entregou a Capela Velório de Vilanova e o calçamento com 220 metros de extensão na Comunidade Bem-Posta.

(Ass.Com.SMS/ fotos SECCOM)

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui