Marco Maia diz que fará reuniões frequentes com bancada feminina

182

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse hoje (15) que pretende marcar reuniões frequentes com a bancada feminina na Casa para discutir prioridade nas votações. “A exemplo do que já ocorre com a reunião de líderes”, disse em reunião da bancada na Câmara.

As deputadas se reuniram hoje para estabelecer a prioridade nas votações para este ano. Entre elas, está a aprovação do projeto que estabelece a licença-maternidade de 180 dias e a que altera a lei eleitoral. Atualmente, a lei determina que 30% das vagas para concorrer a mandatos eletivos sejam destinadas às mulheres.

A bancada feminina pede ainda a aprovação da reforma política, especialmente na questão do financiamento público de campanha e da lista partidária. O grupo quer que, para cada homem que se candidate, haja também uma mulher concorrendo ao pleito.

As reivindicações tiveram o apoio do presidente da Casa. “Quero reafirmar meu compromisso de trabalhar de forma muito conectada com as demandas da bancada feminina”, disse Marco Maia.

A bancada feminina da Câmara conta hoje com 45 deputadas. Duas delas se licenciaram para ocupar ministérios do governo federal. Iriny Lopes (PT-ES) ocupa a Secretaria de Políticas para as Mulheres e Maria do Rosário (PT-RS), a Secretaria de Direitos Humanos.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui