Minha Casa, Minha Vida incentiva investimentos no interior do País

277
Minha Casa, Minha Vida
Minha Casa, Minha Vida

Construtoras de todo o País encontraram nos pequenos municípios um novo filão para investimento, motivadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. È o que afirmou o ministro das Cidades, Márcio Fortes, que esteve ontem na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara para esclarecer questões sobre o programa habitacional. O fato, disse, está inibindo a migração.

“As construtoras estão acostumadas a investir em grandes cidades. Isso está mudando. Claro que elas ainda enxergam riscos, mas com uma escala precisa de custo, tempo e demanda os números de investimento têm aumentado e inibido a migração para outras cidades”, disse o ministro.

O objetivo principal das construtoras e do governo em investir nos pequenos municípios “é construir cidades, e não condomínios habitacionais”, disse. A prioridade é ampliar o cadastro de novas empresas, cuidando dos riscos operacionais e financeiros na parceria. De acordo com Márcio Fortes, as empresas têm se empenhado em desenvolver projetos precisos para investimento em municípios com até 50 mil habitantes. Entre eles, a aceleração de trâmites burocráticos, um dos maiores empecilhos para o fechamento de contratos.

Os últimos dados do programa Minha Casa, Minha Vida registram 567 mil propostas feitas à Caixa Econômica Federal. Deste total, 57% foram feitas por famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos, 24% de 3 a 6 e 19% de 6 a 10 salários. Até então foram fechados 185 mil contratos.

A Bahia tem registrado a maior procura, responsável por 98 mil propostas, atrás apenas de São Paulo, com 103 mil. Para o ministro, a posição é significativa, já que todo o Nordeste conta com 215 mil ofertas.

Para o deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), o número pode crescer, mas é preciso ampliar a estrutura da Caixa Econômica que não possui agências suficientes em muitos estados. “Há agências com distância de até 2 mil km de pequenos municípios. Muitas vezes, não há como o cidadão se deslocar para ir até uma agência da Caixa Econômica se informar sobre as condições ou os projetos existentes para seu município”, disse.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui