Ministério da Saúde habilita serviço de Neurocirurgia do Hospital Cesar Leite

758

O serviço de neurocirurgia do Hospital Cesar Leite foi habilitado pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, através da Portaria nº 1.204, de 4 de junho de 2019. O documento garante a unidade como de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia e estabelece recurso do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar.

Vale lembrar que esta é uma busca incessante da prefeita Cici Magalhães desde a época em que o atual governo estava em transição. Ela, juntamente com a secretaria de Saúde, Karina Gama, reuniram todos os dados para elaborar o projeto e apresentar ao Governo Federal.

Tão logo a prefeita tomou posse, em janeiro de 2017, o processo foi apreciado pelo Conselho Municipal de Saúde e apresentado nas Comissões Intergestores, instâncias legítimas de negociação e pactuação (CIR, CIRA e CIB). Respeitado todos os trâmites  legais, em julho de 2018, a Administração “Ouvir para Governar” conseguiu a homologação desse processo na Comissão Intergestores Bipartite – CIB, em sua 243ª reunião. Com isso, o processo, homologado no Estado de Minas Gerais, seguiu para o Ministério da Saúde para subsidiar o processo de habilitação de tal serviço no município de Manhuaçu. De julho de 2018 até a presente data, a prefeita de Manhuaçu e a secretaria de Saúde estiveram na capital brasileira diversas vezes para tentar a tão almejada homologação.

A última tentativa foi em abril deste ano. Cici Magalhães e Karina Gama estiveram acompanhadas do deputado federal Subtenente Gonzaga e no gabinete do secretário de Atenção à Saúde, senhor Francisco de Assis Figueiredo, este garantiu que ainda neste semestre a habilitação seria publicada.

Portanto, a luta da prefeita Cici e da secretaria de Saúde Karina para esta habilitação chega ao fim. Hoje o HCL está habilitado a realizar neurocirurgias pelo SUS, graças ao empenho da Administração “Ouvir para Governar”.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui