Modelo operacional da UAI de Ponte Nova agiliza atendimento

221

Novo modelo operacional da UAI de Ponte Nova agiliza atendimento ao usuário.Primeira Unidade de Atendimento Integrado (UAI) no interior do Estado a implantar o sistema de atendimento Balcão Único, a UAI de Ponte Nova, na Zona da Mata, já contabiliza o sucesso do novo modelo operacional: um aumento de 35,6% na quantidade mensal de atendimentos e uma redução de 44,7% no tempo de espera do usuário. Segundo a Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o novo sistema Balcão Único entrou em funcionamento no dia 2 de maio e, nos primeiros 20 dias, 3.320 usuários tiveram acesso aos serviços, com um tempo médio de espera de cinco minutos e 42 segundos. Em todo o mês de maio do ano passado, a UAI Ponte Nova recebeu 3.426 usuários, cada qual esperando, em média, dez minutos e quatro segundos para ser atendido. A unidade de Ponte de Nova atende a sete municípios do entorno (Rosário do Pontal, Barra Longa, Rio Doce, Acaiaca, Guaraciaba, Amparo da Serra e Bom Jesus do Cardoso), além de distritos da região. São cerca de 30 serviços oferecidos, que incluem atestado de antecedentes criminais, emissão de boletim de ocorrência da Polícia Militar, capacitação de mão de obra, serviços web da Copasa, Cemig, Detran, Tribunal Regional Eleitoral e Secretaria de Estado de Fazenda, pagamento de tributos, emissão de carteira de identidades, entre outros.

Balcão Único

O Governo de Minas, inspirado em experiências bem sucedidas em Portugal e na Espanha a respeito de novos modelos de centrais e lojas de atendimento à população, avança no processo de prestação de serviços ao cidadão, introduzindo o sistema Balcão Único nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI). As UAIs reúnem, em um único local, os mais diversos serviços de interesse público. A implantação do sistema foi iniciada pela UAI da região do Barreiro, em Belo Horizonte, e a previsão é de que o sistema entre em operação em mais seis unidades ainda neste ano. A Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs aponta como ganho para o cidadão a ampliação da capacidade operacional máxima da unidade.

UAIs

Com avaliação positiva de 98% dos usuários, as 22 UAIs instaladas no Estado têm ampliado e capacitado os atendentes para agilizar e diminuir o tempo de espera em seus postos de atendimento. As UAIs fazem parte do Projeto Estruturador Descomplicar, implantado pelo Governo de Minas, por meio da Seplag. O projeto visa dar mais transparência e facilitar o relacionamento do Estado em três dimensões: interna, com o cidadão e com as empresas. Entre os desafios para 2011 no aprimoramento do projeto Descomplicar, conforme ressalta a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, está a criação da Delegacia Virtual e a abertura de seis novas UAIs, em regime de Parceria Público Privada (PPP). “Além de reduzir custos, vamos ampliar o atendimento a outras regiões do Estado”, garantiu.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui