Movimentada reunião da Câmara de Manhuaçu

175

DSC_0024 Também foram aprovadas as contas do ex-Prefeito Sérgio Breder, referentes ao exercício de 2005.

A Câmara de Vereadores de Manhuaçu promoveu duas reuniões, sob a presidência de Jorge Augusto Pereira “Jorge do Ibéria”, na noite desta quinta-feira, 15/10. Na primeira, em caráter ordinário, os parlamentares votaram projetos de lei, requerimentos, moções e indicações, dentre eles foi aprovado repasse financeiro para o transporte de alunos da APAE. Na segunda reunião, extraordinária, foram votadas as contas do ex-Prefeito Sérgio Breder, referentes ao exercício de 2005. Vereadores de Manhuaçu aprovam

O encontro começou com o Presidente do SINTRAM (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Municipal), Jaime Ferreira, falando sobre a “Campanha Salarial 2015/2016” que está sendo realizada pelos servidores municipais através da entidade. Além disto, Jaime voltou a abordar a questão da carga horária dos servidores municipais que ainda vivem este impasse.

Em seguida, o Legislativo iniciou a apreciação dos projetos. Oito projetos de lei foram dados ciência e o nono projeto que também seria dado ciência, acabou sendo votado e aprovado, devido a urgência, tratando-se da concessão e subvenção social à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manhuaçu), de autoria do Poder Executivo e solicitado na última reunião pelo vereador Paulo César Altino, que desta vez agradeceu a compreensão da prefeitura. “Fico muito honrado em atender esses alunos. Conheço várias famílias que passam por dificuldade e não tem condições de levar e trazer as crianças. Vou para casa feliz e alegre com a aprovação deste projeto. A partir de hoje, a APAE não precisa parar por causa do transporte”, comentou.

Também foi aprovado o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre a doação de mobiliário público municipal inservível, mas em bom estado de uso, para entidades filantrópicas.

Ainda foi aprovado o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que altera a redação da Lei Municipal nº 2.418, de 30 de janeiro de 2004, aumentando o número de vagas de Técnicos em Informática e projeto de lei de autoria do vereador Juninho Linhares que dispõe sobre denominação de Rua Nélson Welerson, o logradouro público no Bairro Alfa Sul.

Outros quatros projetos de lei tiveram pedidos de vista para análise.

DSC_0031CONTAS DE EX-PREFEITO

Em reunião extraordinária, os vereadores votaram as contas do ex-Prefeito Sérgio Breder, referentes ao exercício de 2005. Dois vereadores, Anízio Gonçalves e Maurício Júnior votaram contra e o Eli de Abreu se absteve.

Sérgio Breder falou sobre a aprovação. “Em primeiro lugar quero agradecer aos vereadores que foram a favor e respeitar o voto contrário. Quero deixar claro que não houve nenhuma irregularidade insanável. Tinha uma tranquilidade muito grande e a Câmara reconheceu o trabalho que fiz, com isto, não impede que eu seja candidato a prefeito nas próximas eleições”, salientou.

REQUERIMENTOS

O vereador Fernando Gonçalves Lacerda apresentou requerimento pedindo informações do prefeito sobre a situação do terreno para construção de Unidade Básica de Saúde no Bairro São Vicente.

Os vereadores João Gonçalves Linhares Júnior e Jorge Augusto Pereira requereram informações do prefeito e secretário de planejamento acerca da necessidade de colocação de placa de sinalização de reserva de vaga de estacionamento para deficientes físicos na Rua Felipe Nacif, em frente ao nº 331 – Bairro Coqueiro, tendo em vista as dificuldades e insegurança enfrentadas diariamente pela família que possui duas crianças portadoras de necessidades especiais toda vez que precisam embarcar no ônibus da APAE onde estudam.

“Na localidade existem duas crianças portadoras de deficiência física e quando o ônibus vai pegá-las, não encontra local apropriado para parar, trazendo risco para elas e causando transtorno ao trânsito”.

O vereador Jânio Garcia Mendes requereu informações do prefeito sobre a destinação de recursos provenientes de emenda parlamentar do Deputado Estadual João Magalhães para realização de obras nos distritos.

Comissão de Defesa dos Direitos do Servidor Público apresentou requerimento pedindo informações do prefeito sobre o andamento dos trabalhos e agendamento de reunião para definição da questão da carga horária dos servidores municipais que vem sendo discutida com o SINTRAM.

O vereador Juninho Linhares requereu informações do Secretário de Saúde sobre a situação do controle da dengue no município e quanto à falta do produto em pó de combate ao mosquito utilizado pelos agentes de endemias.

“Quando cheguei em casa, minha esposa disse que um funcionário que atua no combate a dengue foi questionado sobre o pozinho que é jogado para evitar proliferação do mosquito e respondeu que não tem, então não adianta fazer a visita, pois não vai combater a dengue. Irei fazer um requerimento solicitando explicações ao secretário de saúde sobre este fato”, relatou Linhares.

MOÇÕES

João Gonçalves Linhares Júnior e Jorge Augusto Pereira apresentaram moção de pesar pelo falecimento de Dona Maria Caetano Hott, em 06/10/2015.

Rogério Filgueiras Gomes apresentou moção de congratulações ao Jornal Diário de Manhuaçu para elogiar a reportagem da nossa Moção de Repúdio à intenção do Governo Federal de retomar a cobrança da CPMF, mais um desastroso imposto para sugar o suor e o sangue de nosso povo brasileiro.

Também apresentou moção de congratulações a senhora Beatriz Lourenço Lima Prata pelo ato de cidadania. Ela coletou, sozinha, 500 assinaturas em apoio às iniciativas concebidas pelo Ministério Público Federal (MPF) na campanha pelo projeto 10 Medidas contra a Corrupção somente no município de Manhuaçu.

Ainda apresentou moção de congratulações ao Hospital César Leite pela excelente mobilização que está sendo feita dentro da Campanha Outubro Rosa, cuja abertura se deu no dia primeiro.

Fernando Gonçalves Lacerda apresentou moção de congratulações aos funcionários da Energisa em Manhuaçu: Ana Márcia Souza Mendes Vaz, Paulo César Cerqueira de Paula e Estevon Stezon Schettino, pela dedicação e excelentes trabalhos realizados.

Jânio Garcia Mendes, Aponísia dos Reis e Linhares apresentaram moção de pesar pelo falecimento do jovem Leonardo Dutra Teixeira, em 10/10/2015.

Anízio Gonçalves de Souza apresentou moção de pesar pelo falecimento do Sr. Antônio Maurício Filho (Avô do Vereador Maurício Júnior), em 08/10/2015.

INDICAÇÕES

Paulo César Atino e Jorge Augusto Pereira

Solicitam a construção de reservatório de água para melhor atender aos moradores do Bairro Todos os Santos.

Reivindicam o represamento de água acima do Distrito de Ponte do Silva, a fim de melhorar a captação para o aproveitamento em períodos de estiagem.

Eli de Abreu Gomes

Indica ao Secretário de Obras que proceda, de imediato, à limpeza do leito e margens do Rio Manhuaçu, em toda a extensão da área urbana do município.

Francisco de Assis Dutra

Reivindica a limpeza do Rio da Cabeluda considerando a proximidade do ínicio chuvoso, em São Pedro do Avaí.

Solicita obras de canalização do Córrego de São Pedro do Avaí.

Indica melhorias na pavimentação da Viela Andrelino Simão Gomes, Bairro Santa Cruz, em São Pedro do Avaí.

Anízio Gonçalves de Souza

Indica a construção de praça de lazer na Rua Capitão Geraldo Alves de Barros, Vila Deolinda.

Indica a construção de uma escadaria na Rua Sol Nascente, Bairro Santa Terezinha.

Solicita operação tapa-buraco na Rua Odilon Batista Goulart, Bairro Catuaí.

Gílson César da Costa

Indica a construção de praça de lazer no final da Rua Capitão Tertuliano, Bairro Lainha.

Indica a construção de posto de saúde em Manhuaçuzinho.

Solicita a colocação de calçamento na Rua dos Ipês em Vilanova.

Rogério Filgueiras Gomes

Indica ao Prefeito realização de estudos para construção de Rua ou Avenida entre o SUS e o Bairro Matinha.

Reivindica ao Prefeito instalação de Câmeras de Vigilância (Olho Vivo) em toda a extensão das principais Ruas e Avenidas do Centro – Rua Antônio Welerson, Rua Amaral Franco, Av. Salime Nacif, Av. Barão do Rio Branco etc – e Bairros de Manhuaçu, a exemplo do que tem sido feito em outras cidades da região, como em Alto Caparaó.

Hélio Ferreira

Solicita o patrolamento na Estrada Palmital.

Solicita reparo no guarda-mão da ponte de acesso da Vila Formosa para Rua São José.

Solicita o patrolamento da Estrada do Córrego São Sebastião.

Jânio Garcia Mendes

Solicita o conserto dos ventiladores da EMEI Professora Ejane Firmino dos Santos em Realeza.

Reivindica a colocação de um transformador mais forte, próximo à Rua da Matriz, em Realeza.

Solicita a inclusão na escola do distrito de Realeza de atividades dedicadas às meninas, como por exemplo, o balé.

Aponísia dos Reis

Solicita a iluminação do trecho da BR 262 que compreende o Posto de Gasolina Tulipão até o trevo do aeroporto de Santo Amaro.

Solicita a colocação de quebra-molas na Rua Principal da comunidade de Bom Jesus, sendo que trata-se de uma reivindicação dos moradores.

Solicita o revezamento dos servidores do Paço Municipal nos feriados do Natal e Ano Novo, para que os servidores que trabalharem no Natal tenham folga no Ano Novo e vice-versa.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui