Mulher em Ação: conselheiras participam de capacitação em Manhuaçu

421

Criado em 2018, com total incentivo da Prefeita Cici Magalhães e toda a Administração ‘Ouvir para Governar’, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Manhuaçu realizou a capacitação ‘Mulher em Ação’, nesta quarta-feira, 04/09. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social e a presença da Secretária Giuzaina Celeste Gregório.

Capacitação do Conselho da Mulher

As conselheiras acompanharam atentamente o encontro, conduzido por Luana Abreu, Psicóloga e Técnica do CRAS.

Capacitação do Conselho da Mulher

Luana destacou a importância da capacitação no intuito de fortalecer as políticas públicas para a mulher, garantindo o pleno funcionamento do conselho municipal. Foram abordados pontos como o empoderamento feminino, a busca dos direitos das mulheres de participar de debates públicos e tomar decisões que sejam importantes para o futuro da sociedade e o papel da mulher no conselho e na sociedade, entre outras questões. ‘A mulher tem conquistado, sutilmente, uma grande colocação no mercado de trabalho. Ela tem mostrado que, mesmo inserida em diversas jornadas como a família, o trabalho e seus anseios pessoais, tem provado que é, e sempre foi, capaz de realizar suas funções de forma competente’, mencionou a palestrante.

A Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Celeste Gregório, pontuou que ‘fortalecer e capacitar o conselho, são formas de lutar pela equidade de gênero’.

O Conselho da Mulher de Manhuaçu é um espaço de reflexão não só do que as mulheres sofreram e sofrem até hoje, mas também sobre as conquistas e mudanças sociais adquiridas.

Um bom exemplo é a Lei Maria da Penha, que foi criada para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. O nome da lei foi dado em homenagem à farmacêutica Maria da Penha, que sofreu duas tentativas de homicídio por parte do ex-marido e ficou paraplégica. Após anos passando por situações de violência, Maria da Penha conseguiu denunciar o agressor.

Presidido por Sandra Cerqueira, Chefe de Gabinete do Município, o conselho tem trabalhado nas suas atribuições, para melhor atender o município.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui