Pacote de Bolsonaro pode acabar com até 231 cidades em Minas Gerais

886
A cidade menos populosa do país está em Minas Gerais. Em Serra da Saudade, na Região Centro-Oeste do estado, vivem apenas 786 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira.

Por Devair G. Oliveira
A proposta entregue pelo presidente ao Congresso visa acabar com municípios que possuem menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total

A discussão já começou os prefeitos e vereadores das pequenas cidades já articulam com seus deputados a manutenção das cidades, pois políticos não querem perder suas mordomias, a cidades que faltam quase tudo desde médicos e medicação, o dinheiro arrecadado mal dá para pagar o prefeito, vice e os vereadores, sustentam os maiores salários do município. A ideia é ótima, pois como pode você manter uma cidade que não arrecada o suficiente para suas despesas.

É o que mostra a seriedade deste governo que vem dia a dia levantando o nosso país e Minas Gerais através do governador deveria acampar esta ideia, pois o estado vem com grandes dificuldades para cumprir suas obrigações, tudo exatamente por más administrações, as notícias não param cada dia o governo descobre mais e mais irregularidades com funcionários. Minas Gerais pode “perder” até 231 municípios caso uma proposta de redução no número de cidades seja implantada pelo governo federal. De acordo com a proposta entregue nesta terça-feira (5) pelo presidente Jair Bolsonaro aos parlamentares, municípios com menos de 5.000 habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total será incorporado pelo município vizinho.

Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os estados com o maior numero de pequenas cidades no país: 231 cada. São Paulo vem na sequência, com 143 municípios com menos de 5.000 habitantes. O governo não informou, até o momento, quantos municípios seriam atingidos pela nova regra.

Segundo o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, 1.254 municípios atendem às duas condições (poucos habitantes e baixa arrecadação). A incorporação valerá a partir de 2026, e caberá a uma lei complementar definir qual município vizinho absorverá a prefeitura deficitária.

A PEC também estende as regras da execução do Orçamento Federal aos estados e municípios. A regra de ouro (teto de endividamento público) e o teto de gastos seriam estendidos aos governos locais. 

As prefeituras e os governos estaduais também poderão contingenciar (bloquear) parte dos Orçamentos dos Poderes Legislativo, Judiciário e do Ministério Público locais. Atualmente, somente a União pode contingenciar verbas de todos os Poderes. Os governos locais só conseguem bloquear recursos do Poder Executivo

Com informações da Agência Brasil.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui