Políticas públicas do Governo de Minas para o turismo

165
política para o turismo Copa do Mundo

Políticas públicas do Governo de Minas para o turismo são apresentadas aos gestores dos circuitos turísticos. O Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), apresentou nesta terça-feira (17), a Política Pública do Turismo e as principais ações da Setur nos primeiros quatro meses de 2011, durante a realização, em Belo Horizonte, do 13º Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais. O secretário de Estado do Turismo, Agostinho Patrus Filho, destacou a importância do trabalho realizado nos municípios, salientando que “nosso objetivo é continuar levando melhores condições para as cidades mineiras para termos uma gestão participativa e democrática.” Agostinho Patrus Filho salientou ainda que as novas atribuições dadas à Setur pela Lei Delegada, publicada em janeiro deste ano, facilitam um trabalho integrado entre os órgãos do Governo do Estado. “Agora teremos mais parcerias para a execução das ações, que serão realizadas com outras secretarias”. O secretário citou como exemplo de ação integrada o Programa Minas São Muitas, realizado em conjunto pelas Secretarias de Estado de Turismo e de Cultura. “Vamos buscar mais articulação para que o público que está em Belo Horizonte possa também conhecer as belezas do patrimônio histórico e os nossos atrativos turísticos”, destacou. O secretário salientou ainda que o Espaço Minas Gerais, em São Paulo (SP), será uma grande vitrine de promoção da cultura mineira. Ainda durante o Encontro, o secretário lembrou que neste ano, numa iniciativa inédita no país, o Governo de Minas Gerais fez repasses diretos de recursos aos municípios para aplicação na atividade turística através do ICMS Turístico. “Minas Gerais vem trabalhando na descentralização de ações. Nosso foco agora é trabalhar para que o recurso seja utilizado com qualidade, gerando benefício à população e aos turistas que viajam por Minas Gerais”, concluiu.

Copa do Mundo

Durante a realização do Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso, proferiu palestra com o tema “Copa do Mundo Fifa Brasil 2014”. O secretário destacou a importância da interiorização do grande evento esportivo mundial, ao frisar que a ação do Governo de Minas vai muito além das cidades escolhidas como centro de treinamento de seleção (CTS) ou ‘base camps’, onde as equipes treinam cerca de 20 dias antes do campeonato. “Teremos muita festa em praça pública em dia de jogo, as chamadas ‘public view áreas’, vamos valorizar os produtos mineiros, os roteiros turísticos já existentes como as cidades históricas e os parques ecológicos e também vamos investir na capacitação, porque o legado cultural é tão relevante quanto o legado de obras e infraestrutura”, destacou Sergio Barroso.

Fecitur

O presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Francisco Melo, reforçou a importância da permanente capacitação dos presidentes e gestores dos circuitos para fortalecimento da política estadual de turismo. “A Fecitur é uma importante parceira institucional da Setur. Nosso trabalho está alinhado para o fortalecimento dos Circuitos Turísticos do Estado”, destacou. A Fecitur representa um elo entre as Associações dos Circuitos Turísticos e os setores público, privado e demais parceiros. Tem por objetivo a promoção de ações que consolidem o Programa de Regionalização do Turismo no Estado de Minas Gerais, estimulando a integração dos Circuitos membros e fomentando a atividade turística no Estado.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui