Prefeita Cici lança Programa “Mães de Manhuaçu”

472

Para as mães manhuaçuenses o dia 9 de agosto nunca será esquecido! Pelo menos 80 gestantes tiveram a felicidade de participar do lançamento do programa “Mães de Manhuaçu”, idealizado pela prefeita Cici Magalhães em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O evento aconteceu na sexta-feira (9/08), no Anfiteatro da Câmara de Vereadores, que ficou completamente lotado. Além da prefeita, estiveram presentes o vice-prefeito, Renato Cesar Von Rondow (Renato da Banca); secretária municipal de Saúde, Karina Gama dos Santos Sales; coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Marizy Vasconcelos; gerente regional de Saúde, Juliano Estanislau; e os vereadores Berenice Ferreira, Cléber de Matinha, Paulo Altino, Cabo Ferreira e Juarez Cleres Eloi; e o médico referência do programa em Manhuaçu, Everton Freixo Guedes.

Durante o evento, a prefeita não se conteve principalmente no momento da entrega dos kits às gestantes. Com o olhar radiante, ela disse que ficou emocionada ao perceber o sorriso das futuras mamães. Há mais de 20 anos, a prefeita faz parte da Associação Santa Rita, que distribui enxovais àquelas mães que chegam no hospital e, não têm condições de comprar. Segundo Cici, esse sonho cresceu e, de pouco a pouco, foi se tornando realidade.

“Estou muito feliz com tudo o que aconteceu. O sorriso dessas gestantes é algo marcante. Todas as mães que forem acompanhadas pela equipe da Estratégia Saúde da Família terão direito ao kit, para melhores condições e cuidado com o bebê”, explica Cici Magalhães.
A Banda de Música do 11º Batalhão de Polícia Militar também abrilhantou o evento.

APRESENTAÇÃO

Na abertura, Karina Gama apresentou o programa “Mães de Manhuaçu”, que nasceu para cuidar da vida dos novos manhuaçuenses. A ideia é que, todas as gestantes sejam identificadas e recebam assistência por parte do município, desde o pré-natal até o primeiro ano de vida da criança. As gestantes que participaram do lançamento do programa receberam enxovais com cobertor, toalha e roupas para o bebê.

Esses kits serão distribuídos a todas as mães, que já alcançaram 35 semanas de gravidez e que estão sendo acompanhadas nas respectivas Unidades Básicas de Saúde, sendo esta uma estratégia continua para motivação das gestantes.

MARCO PARA MANHUAÇU

Com as ações da Secretaria de Saúde, muitas famílias serão beneficiadas, principalmente com a chegada de mais um bebê. A união de pensamento para colocar em prática o programa “Mães de Manhuaçu” surgiu desde o momento em que Cici Magalhães assumiu o município, juntamente com a secretária de Saúde, Karina Gama, que sempre manteve o entusiasmo para o trabalho mais humanizado e de qualidade.

Os esforços se concentraram para o fortalecimento das ações da atenção primária à saúde e neste caso direcionada a atenção à saúde das gestantes e crianças do município. Para a secretária de Saúde, Karina Gama, a implantação do programa “Mães de Manhuaçu” é uma reestruturação à assistência ao pré-natal, parto e puerpério na rede de atenção à saúde de Manhuaçu, vislumbrando um atendimento mais humanizado às gestantes, que terão todo o acompanhamento garantido e com qualidade, bem como a criança até um ano de idade.

Ela explica que o kit será para cada gestante que fizer o pré-natal na rede municipal de saúde de Manhuaçu. “Tenho a agradecer a prefeita Cici Magalhães, ao vice-prefeito Renato da Banca e toda a equipe que não mediu esforços, para a concretização desse programa tão importante. Atualmente são 1.500 gestantes, que estarão recebendo toda assistência preconizada pelo programa e também o kit completo”, ressalta Karina Gama.

A moradora do Bairro Santa Terezinha, Josélia do Carmo, mãe de cinco filhos, disse que ao receber o kit ficou muito feliz. “Representa uma boa ação, pois, esse é o momento em que a gente mais precisa. Vai possibilitar que a criança nasça com dignidade e viva com saúde”, disse emocionada.

Com informações Ascom SMS
Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui