Prefeita formaliza licenciamento ambiental para Manhuaçu

548

A Prefeita Cici segue cumprindo fielmente seu plano de governo, com importantes melhorias estruturais na Administração Municipal, além de obras e serviços.

Exemplo recente ocorreu na capital mineira. Em reunião com o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Germano Vieira, acompanhada do Deputado Estadual João Magalhães, a Prefeita formalizou junto à SEMAD (Secretaria de Estado de meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) o interesse de Manhuaçu em assumir atribuições de licenciamento e fiscalização ambiental. 

Atualmente, para ter acesso à documentação relacionada ao Licenciamento Ambiental, a população precisa se deslocar para Ubá e outras cidades distantes.

Para resolver esta demanda antiga de produtores, empreendedores e cidadãos em geral, a Prefeitura de Manhuaçu realizou intenso trabalho de organização nestes dois primeiros anos.

Desde o início do mandato, a Prefeita Cici e o Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio e de Meio Ambiente, Flânio Alves, têm concentrado esforços para que Manhuaçu se estruture no setor, proporcionando agilidade e economia para a população. A ativação do CMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e a criação da Secretaria de Meio Ambiente foram ações fundamentais para tornar possível a instalação deste serviço de licenciamento na cidade.

Desde que tomou conhecimento da demanda, o Deputado João Magalhães tem se empenhado para consolidar este avanço para o setor.

Com esta iniciativa, Manhuaçu ingressará em novo patamar de atendimento para as questões relacionadas ao Licenciamento Ambiental, com menos burocracia, menos gastos e mais eficiência.

A Prefeita Cici destacou que ‘tenho certeza de que será uma medida pioneira na região e servirá de exemplo para outros municípios. Vai facilitar muito a vida das pessoas. Criamos a Secretaria de Meio Ambiente e um conselho muito sério, trabalhando em harmonia com o município’.

O Deputado João Magalhães também mencionou a importância desta formalização para Manhuaçu. ‘Agradeço por poder ajudar a levar ao cidadão que está na ponta, o serviço do Estado. Isso vai ser muito importante para o desenvolvimento da nossa região’, completou.

O Secretário Germano elogiou a iniciativa da Administração ‘Ouvir para Governar’. ‘Essas atribuições podem trazer mais qualidade ambiental para o município, ao passo que também fomentam o desenvolvimento econômico local, gerando, também, emprego e renda’, comentou.

Com a nova estrutura, Manhuaçu estará apta a licenciar e atrair mais investimentos; agilizar a implantação de novos empreendimentos; evitar o deslocamento do empreendedor para requerer a licença; aumentar a receita própria; facilitar o acesso a financiamentos; diminuir a sobrecarga de trabalho dos órgãos estaduais de licenciamento, que ficarão responsáveis apenas pelo licenciamento de grandes empreendimentos com alto potencial de impacto ambiental, demonstrando assim o perfil responsável e consciente da Administração ‘Ouvir para Governar’, entre outas melhorias.

O Secretário Flânio Alves declara sua satisfação, relatando que ‘sinto-me fortalecido pela conquista. Cheguei à Secretaria com a incumbência de promover as melhorias propostas pelo Plano de Governo da Prefeita Cici nas áreas da agricultura e meio ambiente. Pude contar com o apoio de uma equipe interessada e eficiente. Agora aguardamos os procedimentos finais entre o Município e o Estado para atuarmos diretamente com o licenciamento, a fiscalização e o controle das atividades de impacto ambiental restritas ao nosso município. O Sistema Municipal de Meio Ambiente está ativo e atuante, e tudo isso, graças à visão da Prefeita Cici Magalhães em elevar Manhuaçu como modelo pleno de gestão pública’.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui