Prefeitura de Manhuaçu apoia programa Agente de Turismo Rural

617

“Caminhos do Agroturismo: Rota do Café Manhuaçu/Luisburgo” é realizado pelo Senar Minas, em parceria com a Prefeitura de Manhuaçu e o Sindicato dos Produtores Rurais

O programa Agente de Turismo Rural em Manhuaçu e Luisburgo chegou ao fim com um evento de apresentação de 11 roteiros, que configuram a Rota do Café na região. A Prefeitura de Manhuaçu, através das Secretarias de Cultura e Turismo e de Agricultura foram grandes parceiras do Senar Minas na realização do programa e estão de portas abertas para contribuir com a ascensão do turismo rural na região.

Com o tema “Turismo Rural Sustentável: o encontro das oportunidades de negócios, de sabores e sabores”, o evento de encerramento reuniu mais de 100 parceiros e pessoas envolvidas com a atividade turística para um encontro com café colonial e apresentações culturais. A prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, prestigiou o momento ímpar para a região.

A chefe do Poder Executivo esteve acompanhada do vice-prefeito, Renato da Banca; secretários de Cultura e Turismo, Gena Clara; de Agricultura, Flânio Alves; de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório; e da chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira. O presidente da Câmara, Inspetor Juninho Linhares; e a mobilizadora do Senar Minas na região, Isaura Pereira da Paixão, também participaram do evento.

A prefeita de Manhuaçu comentou a alegria em ser parceira deste programa. “Estamos muito felizes em poder contribuir com o Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais no desenvolvimento destas ações. Temos um potencial turístico rural enorme e devemos explorá-lo mais. Contem sempre com a Prefeitura nesta questão”, disse Cici Magalhães.

Durante o evento, estandes ofereceram degustação de cafés especiais e fizeram a divulgação dos roteiros construídos pela turma. O grupo também fez um resgate de sabores, com oferecimento de café colonial com banana cozida, melado com mandioca, torresmo, pernil ao molho, pão de queijo, biscoito de polvilho, sequilho e suspiro de café e cafés especiais, entre outras iguarias da região.

Além disso, houve apresentação musical do Sr. José Correinha com suas paródias e brincadeiras com as palavras, e do grupo de dança country da comunidade de Santa Rosa.

O PROGRAMA

O objetivo do programa foi apresentar o turismo rural como atividade estratégica, abordando de forma integrada o planejamento e a organização para a implementação da atividade turística, em seus diferentes níveis. Além disso, teve a finalidade de promover ações envolvendo todas as dimensões da realidade da conexão Manhuaçu/Luisburgo: econômica, cultural, social e ambiental.

A educadora ambiental e servidora pública de Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de Manhuaçu, Valéria Ferreira, é uma das agentes do grupo. “Captamos tudo o que nos foi orientado nos últimos meses e fizemos boas práticas. Foi muito proveitoso. No evento tivemos a oportunidade de apresentar 11 roteiros, resultado das nossas visitas, que foram estratégicas, lugares que estão totalmente prontos para o turismo”, destacou.

Estão envolvidos nos roteiros: Sítio Igrejinha, Sítio Boa Vista, Café Nayme, Sítio São Francisco, Sítio Beira Rio, Logo Ali Adventure Turismo e Aventura, Cafeteria Café do Sonho, Sítio do Retiro/Restaurante da Lagoa, Sítio Zoca/Moinho do Bem, Cafeteria Afir, ACEAS União de Sabores, Sítio Velho Chico, Sítio Beia-flor, Expedição Reserva Pedra Dourada/Fazendas Klem, Clube do Valdir.

Entre os 11 roteiros, o que foi testado pelo grupo foi justamente um em Luisburgo chamado “Memórias de Fazenda: o Velho Chico e a Beija-Flor”. “Todos gostaram pela simplicidade das propriedades, pelo acolhimento e pelo potencial turístico que existe. Todos os roteiros criados são um pontapé para o desenvolvimento do Turismo Rural na região”.

O POTENCIAL

Manhuaçu e cidades vizinhas são movidas pela Cafeicultura e foi para enaltecer essa vocação com o Turismo é o que o Sistema Faemg/Senar Minas, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Manhuaçu, levou o programa para a região.

“O potencial turístico é voltado para o agroturismo e poderiam ser desenvolvidos projetos de roteiros pensando no café, que é muito forte. O programa permite oferecer outras possibilidades econômicas para essas propriedades. Hoje muitas pessoas se deslocam para tomar bons cafés e a região tem vocação para o café especial”, explicou a turismóloga e instrutora, Fernanda Corrêa da Silva, que foi responsável por identificar as oportunidades turísticas da região.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu - Com informações Senar Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui