Prefeitura de Manhuaçu inaugura a nova sede

244

A prefeita Cici Magalhães juntamente com seu irmão o deputado João Magalhães, logo no começo dos trabalhos à frente da Administração, foram ágeis na negociação com o governo do estado Fernando Pimentel resultando na devolução do imóvel ao município.
Cici Magalhães tem se destacado neste quesito de sair dos altos aluguéis sobrando mais dinheiro para aplicar na educação e saúde, com a mudança do Fórum de Manhuaçu o prédio ficou desocupado e retornou à prefeitura, o prédio foi avaliado em 25 milhões.

Manhuaçu é uma cidade centenária, mas carente de imóveis próprios fazendo da prefeitura uma das que mais gastavam em alugueis de imóveis, uma prática de décadas implantada por prefeitos que preferiram desfazer dos imóveis da prefeitura para beneficiar amigos e correligionários proprietários de imóveis.

Com a inauguração do Paço Municipal Márcio Vargas Leitão de Almeida, na Praça 05 de Novembro, 381, no prédio que, durante anos, abrigou o Fórum Desembargador Alonso Starling, distantes poucos metros da antiga sede o novo local oferece maior número de salas, possibilitando a instalação da estrutura da Prefeitura e de outros setores, que, até então estavam em imóveis particulares alugados, como é o caso das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e PROCON.

No antigo endereço, onde o Executivo funcionou por mais de trinta anos, haverá mais economia para o município, em breve, com a instalação de setores que, atualmente, também estão em imóveis alugados. A proximidade entre os prédios favorecerá a logística dos trabalhos dos servidores no dia-a-dia, com mais eficiência com redução de gastos e tempo de deslocamento.

Inauguração

A solenidade oficial de inauguração ocorreu às 17h da sexta-feira, 15/03, quando a Prefeita Cici Magalhães e o Vice-prefeito Renato Cezar Von Randow (Renato da banca) receberam a população e autoridades locais e regionais, além de familiares do saudoso senhor Márcio Leitão, homenageado com o nome do novo Paço Municipal.

A Banda de Música do 11º BPM, sob a regência do Capitão Adilson, animou a cerimônia com seleto repertório e executou brilhantemente o Hino Nacional.

As bênçãos das instalações e as orações foram conduzidas por Diácono Rafael, e, em seguida, as autoridades se pronunciaram e descerraram as placas inaugurais.

Entre os presentes, o Deputado Estadual João Magalhães; Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca de Manhuaçu, Dr. Vinícius Dias Paes Ristori; Presidente da Câmara, João Gonçalves Linhares Júnior, e demais vereadores; Comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Franco; Delegado Regional, Dr. Carlos Roberto; ex-Provedor do Hospital César Leite, Dr. Michel Hannas; Prefeitos de São João do Manhuaçu, Sérgio Camilo; de Ipanema, Dr. Walter, e de Santa Margarida, Geraldo Schiavo, além de servidores.
Na ocasião, o público conheceu um pouco mais sobre a vida do saudoso Márcio Vargas Leitão de Almeida.

A solenidade foi encerrada com belíssima apresentação do coral das crianças do Programa Prefeitura/ AABB Comunidade.

Márcio Leitão

Márcio Leitão nasceu em Manhuaçu, em 16 de dezembro de 1945, filho de Manoel Leitão de Almeida e de Sra. Hilda Vargas Leitão de Almeida.
Serviu ao Exército Brasileiro, sendo Diplomado em data de 12/03/66, pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Belo Horizonte, como Reservista da Infantaria. Também na capital, formou-se em Ciências Econômicas na UFMG (1968).
Casou-se com Sra. Míriam Junqueira Leitão com quem formou sólida família, sendo agraciados com quatro filhos, Alexandre, Adriana, Débora e Bruno, que lhes deram seis netos.

Trabalhou na Sidecap e retornou a Manhuaçu em 1971 para, junto com seu irmão Paulo, assumir as atividades da Casa Leitão, empresa fundada por seu pai que se consolidou na cidade no segmento de material de construção. Também atuava na agricultura, revelando-se experiente cafeicultor.
O empreendedorismo do qual era possuidor não o afastou da filantropia. Ingressou no Rotary Club de Manhuaçu, presidindo-o por três mandatos. Exerceu também, por vários mandatos, serviço voluntário como Membro do Conselho Superior do Hospital César Leite. Também foi um dos fundadores e presidente da SCAMG-Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Minas Gerais – atualmente presidida pelo filho, Alexandre Junqueira Leitão.

Assumiu a gestão como um dos fundadores responsáveis pela constituição da CDL-Clube dos Diretores Lojistas de Manhuaçu durante o biênio 1981-1982, dedicando-se incansavelmente para sua existência e prosperidade, tendo sido o seu primeiro presidente.
Márcio Leitão faleceu em julho de 2018, após enfrentar com fortaleza, mas com sabedoria enfermidade grave, que nos privou de seu convívio.

A Lei Municipal 3.868/2017, que outorga esta homenagem com o nome Paço Municipal Márcio Vargas Leitão de Almeida é de autoria do vereador Rogério Filgueiras Gomes e foi aprovada por unanimidade no plenário.
(Com informações da Secretaria M. de Comunicação Social).

[srizonfbalbum id=46]

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui