Prefeitura de Manhumirim inicia a revitalização do Parque do Sagui

721

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Obras de Manhumirim começaram essa semana os trabalhados de revitalização do Parque Municipal do Sagui

Começando com a limpeza do local, roçando o excesso de mato. Veja como está ficando:

Sobre o Parque

O Parque do Sagui está localizado no Córrego da Caatinga Zona Rural de Manhumirim-MG, com uma Altitude média de 1.000 a 1.500 metros em relação ao nível do mar, localizado no Bioma Mata Atlântica Montana com Ecossistema de Floresta Estacional Semidecidual. O Parque é o maior fragmento de floresta remanescente da região de Manhumirim, o local abriga um importante manancial hídrico que abastece a cidade. Coordenadas: 20º 21′ 29” S, 42º 01′ 20” W.

História

O Parque do Sagui é uma Unidade de Conservação da Natureza incluso na categoria de Unidade de Conservação de domínio público e proteção integral como os demais Parques Nacionais e Estaduais. As atividades nele permitidas são; visitas, educação ambiental e pesquisas, não sendo permitidas quaisquer atividades que acarretem em impactos ambientais ou o uso de quaisquer recursos naturais. O Parque é mantido com recursos do Estado e do Município por meio de um convênio de parceria com a Ong Força Verde que é responsável pela gestão do mesmo. Diferente dos demais Parques do Brasil, para a sua criação não aconteceram desapropriações portanto não gera conflitos de interesses com os moradores e proprietários do seu entorno, o terreno que compõe o Parque pertence ao município desde 1934. Possui 90% de sua área coberta por Mata Atlântica Montana em elevado grau de conservação, o ecossistema é o habitat do raríssimo primata que da nome ao Parque o Callithrx flaviceps. Data de criação e N° do Decreto: 05 de junho de 1999, decreto Municipal N°1.545/99.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui