Prisão de diretor do FMI afeta cotação do euro

184

A prisão do diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, por tentativa de estupro provocou efeitos na cotação do euro em relação ao dólar. De acordo com a BBC Brasil, a moeda europeia caiu hoje (16) ao ponto mais baixo registrado nas últimas seis semanas.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, chegou a afirmar que há “boas razões” para a Europa ter um candidato pronto para o cargo máximo do FMI, mas se negou a comentar a eventual saída de Strauss-Kahn do cargo de diretor-gerente.

O francês – de 62 anos, casado – foi detido na noite do último sábado (14) em Nova York, sob a acusação de atacar sexualmente a camareira de um hotel. Strauss-Kahn participaria hoje de uma reunião em Bruxelas sobre a concessão de ajuda financeira à Grécia e a outros países europeus endividados. O FMI informou que o vice-diretor-gerente do fundo, John Lipsky, ocupa interinamente o cargo de diretor-gerente durante a ausência de Strauss-Kahn. A chanceler alemã também estaria no encontro.

As acusações contra Strauss-Kahn também mudaram o cenário da corrida presidencial francesa. A candidatura dele ainda não havia sido anunciada, mas esperava-se que ele concorresse à Presidência pelo Partido Socialista, já que pesquisas de opinião mostravam que ele contava com boa van

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui