Protestos em praça do Egito pela saída de Mubarak

242

Reunidos hoje (4) na Praça Tahril, principal local de concentração dos últimos protestos no Cairo, no Egito, manifestantes gritam palavras de ordem e pedem a saída do presidente egípcio, Hosni Mubarak. É a chamada Sexta-Feira da Partida, quando os manifestantes contrários a Mubarak esperam que ele renuncie. Religiosos muçulmanos mantêm as cinco orações diárias em meio à confusão de gritos, movimentação de militares e tensão.

“Não vamos sair daqui”, avisou o comerciante Waalid Kamel, de 33 anos. “Não saímos porque Mubarak quer que a gente vá embora. Isso seria o início do banho de sangue”, disse ele. “As pessoas aqui levaram tanta pancada, sofreram tanto, que não estão dispostas a ir para outro lugar.”

Há barricadas na área que dá acesso à praça e em várias ruas do Cairo. Militares mantêm a vigilância em regiões consideradas estratégicas. Vez por outra há alarmes. “Todos que estão aqui são pacíficos. Era muito fácil termos vindo de casa com facas. Mas se nos revistarem não será encontra uma pedra sequer”, disse Kamel.

A área em frente ao Museu do Egito, um dos principais pontos turísticos do país, virou centro dos confrontos entre os favoráveis e os contrários à permanência de Mubarak. O clima de tensão e apreensão permanece no país. Jornalistas estrangeiros relataram que foram agredidos, roubados e até humilhados. A ordem é que eles saiam do território egípcio.

Os militares das Forças Armadas do Egito cercaram a Praça Tahrir com arame farpado, mas não proíbem a entrada de manifestantes.

Agencia Brasil

1 COMENTÁRIO

  1. Os nossos governantes deveriam fazer de tudo pelo nosso pais, porque somos nós que o elegemos confiamos e acreditamos que poderia ser melhor, e porque quando o povo está descontente matando e morrendo por um mundo melhor.
    Fico imaginando porque e tão difícil mostrar amor para com o povo são eles que te colocaram no poder e assim saberia o que fazer. só lutamos contra, porque estamos sofrendo com o depreso e falta de consideração só queremos um mundo melhor queremos viver em paz, queremos respeito, queremos mais dignidade, se os nossos governantes não ama o povo a luta vai continuar, porque conhecemos nossos direitos, e não vamos abrir mão. Eu penso dessa forma e sei muita gente pensa assim também.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui