Raios caem e pontes voam

284
Corrupção
Corrupção

Todo mundo sabe que os governos brasileiros sempre fizeram fantásticas administrações para si e suas famílias. O filho do atual presidente enriqueceu da noite para o dia; não por causa do governo, claro. A genialidade explodiu num certo momento. Quércia foi capa da revista Veja em função de sua riqueza; Newton Cardoso também mereceu destaque pela riqueza. A maioria dos prefeitos começa pobre e termina rica. Obviedade maior não existe de que com o salário que recebe.

Existem várias características comuns aos gestores brasileiros: a corrupção generalizada, de preferência do modo mais dissimulado possível. O emprego de parentes ou de amigos em cargos comissionados, em detrimento de profissionais, de técnicos. A mentira deslavada, sem nenhuma responsabilidade com o provável, com a razoabilidade. Além da perpetuação dos problemas sem solução, essas desculpas vêm sempre acompanhadas de que as falhas serão investigadas. Mas a culpa é sempre atribuída aos governos anteriores, como nunca antes neste país, ou às vítimas, como ocorre sempre quando culpam as pessoas pelas casas arrastadas pelas enchentes, por construírem à beira de córregos, com toda ênfase típica de quem tem amnésia plena, pois esquecem que o dever de proibir a construção irregular é deles mesmos, administradores públicos.

Mas é da mentira reiterada que se pretende colocar aqui. Chove desde que o mundo é mundo. Pois, o “raio” da natureza foi a culpada pelo apagão que paralisou 18 estados e atingiu mais de 60 milhões de pessoas. Eis a versão como resposta dada pelo governo ao seu povo. Ninguém se preocupou que essa colocação não tinha o menor cabimento, posição colocada por especialista. Se o sistema elétrico brasileiro continuar paralisando 18 estados devido às quedas de raios, é melhor começar a incentivar o uso do lampião e dispensar as campanhas para economia de energia. Por si, a natureza se encarrega disso. Nem vou entrar no mérito de, 15 dias antes, a pré-candidata à presidência ter dado total garantia de que não haveria apagão. Eis um posicionamento que deve ser guardado para comparação, caso seja eleita. Aqui estaria o modo governo federal de administrar.

Em São Paulo, três vigas de milhares de toneladas voaram pelos ares, antes da colocação definitiva de uma ponte do Rodoanel Apesar do risco, teria sido pior se caísse após a liberação da pista. O governador foi menos patético ao afirmar que houve falha. Só faltava negar falha, com milhares de toneladas destruindo carros e três pessoas feridas. Mas o governador de São Paulo precisa acompanhar mais de perto suas obras, especialmente quanto à segurança, vez que em janeiro de 2007, sete pessoas perderam suas vidas, engolidas pela famosa cratera do Metrô. Pergunte se existiu alguém responsabilizado até hoje. Taí um grande problema nacional. As tragédias se repetem muito por que ninguém é responsabilizado e apenado pelos seus erros. Nisso, quando escreveu sobre o apagão na Folha de São Paulo de 15 de novembro deste ano, o escritor Carlos Heitor Cony foi muito feliz ao afirmar que “a culpa – ou a causa – pode ter sido da natureza, mas a responsabilidade é mesmo do governo”.

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP

Bel. Direito

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui