Rede Leste de Bancos de Alimentos se reuniu em Manhuaçu

206

A Prefeita de Manhuaçu abriu a solenidade que marcou a reunião da RELBA (Rede Leste de Bancos de Alimentos) em Manhuaçu, na manhã da sexta-feira, 19/10. Realizado no Anfiteatro Vereador Camillo Nacif, da Câmara Municipal, o encontro envolveu representantes de trinta municípios da região.

Rede Leste de Bancos de Alimentos reúne-se em Manhuaçu

Também integraram a Mesa Diretora, o Presidente do Legislativo, Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria); Secretário Geral da Relba, João Paulo de Paiva Ramos; Secretários Municipais Giuzaina Gregório (Trabalho e Desenvolvimento Social) e Flânio Alves da Silva (Agricultura); rep. do COMSEA, Karine Mansur (Manhuaçu) e Maria da Glória (Ipatinga), e Extensionista da EMATER, Kátia Lousada. Isaura da Paixão, rep. do Sindicato dos Produtores Rurais, conduziu o momento de oração.

Rede Leste de Bancos de Alimentos reúne-se em Manhuaçu

Manhuaçu vive nova fase de organização e fortalecimento da agricultura familiar, especialmente no que é relacionado à produção de alimentos. Este trabalho vem sendo reconhecido nacionalmente, tanto que, desde o último mês de abril, o município passou a integrar a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos.

Rede Leste de Bancos de Alimentos reúne-se em Manhuaçu

A Secretária M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Celeste Gregório, ressaltou a importância do encontro para o fortalecimento deste trabalho na região. ‘Em nossas reuniões com a Prefeita ela sempre tem assegurado condições com a mobilização de toda a Administração para que a Secretaria de Trabalho consolide políticas públicas junto às entidades, para que a população seja beneficiada. Entre as diversas frentes de atuação, a nova Administração ativou o Consea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar), além de conferência sobre o tema, e, hoje, recebemos estes representantes da RELBA com muita satisfação’, mencionou.

O Secretário de Agricultura, Flânio Alves, destacou as melhorias para as famílias rurais e a economia local, com a ampliação de programas sociais como o PNAE (ProgramaNacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Flânio também frisou a importância desta organização em rede para que novas conquistas sejam obtidas, auxiliando os municípios, produtores e trabalhadores rurais, em parceria com a EMATER.

Rede Leste de Bancos de Alimentos reúne-se em Manhuaçu

Logo no início do mandato, a Prefeita assegurou um caminhão para dinamizar os trabalhos em Manhuaçu. A aquisição possibilitou um transporte mais rápido e adequado dos alimentos produzidos nas comunidades rurais até as escolas. Com isto, os alunos das redes municipais e estaduais passaram a ter acesso a alimentos ainda mais saudáveis e frescos nas merendas.

Rede Leste de Bancos de Alimentos reúne-se em Manhuaçu

Para os produtores, estas ações representam também importante auxílio no orçamento mensal, já que a produção é comprada, parcialmente ou na totalidade. Tem-se aí, importante estímulo para o desenvolvimento da economia local, já que a Administração mantém a circulação de dinheiro no município. Este bom exemplo de Manhuaçu para o Brasil passou a constar no caderno ‘Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar: criatividade e inovação na aplicação da Lei nº 11.947/2009’, lançado pelo FNDE em Brasília (DF), em 2017 – logo no primeiro ano de governo.

Rede Leste de Bancos de Alimentos reúne-se em Manhuaçu

Ainda durante o encontro, João Paulo fez síntese sobre os trabalhos da Relba. Em seguida, foi apresentada palestra evidenciando ‘Banco de Alimentos + Vigilância Sanitária: Segurança Alimentar Para Quem Mais Precisa’, ministrada por Ageu Quintanilha Viana Nascimento, Secretário de Saúde e Presidente do COSEMS-MG/ Regional Coronel Fabriciano. Durante palavra franca, os participantes esclareceram suas dúvidas.

Rede Leste de Bancos de Alimentos reúne-se em Manhuaçu
Rede Leste de Bancos de Alimentos reúne-se em Manhuaçu

 

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui