Reforma do Conselho de Segurança da ONU será tema de reunião em Brasília

154

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado, chega ao Brasil quarta-feira (16). Amado irá também ao Panamá e México. Nas reuniões com o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, um dos temas em discussão será a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A questão é prioridade para o Brasil.

No ano passado, representantes de Portugal e outros países de língua portuguesa disseram apoiar a posição brasileira em defesa da reestruturação do órgão. Para o Brasil, o formato atual do conselho, que segue a estrutura mundial do pós-guerra dos anos 40, não corresponde às necessidades do século 21. As informações são da agência pública portuguesa, a Lusa.

Amado e Patriota devem negociar ainda acordos entre o Brasil, Portugal e os países de língua portuguesa. Os ministros pretendem desenvolver projetos de cooperação nas áreas financeiras e ambientais e do fórum da Aliança das Civilizações, que ocorreu em maio de 2010 no Rio de Janeiro.

Antes de vir ao Brasil, Amado visita hoje (14) o Panamá, onde estará acompanhado pelo secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro. Segundo a agência portuguesa, essa parte da viagem será basicamente econômica para negociar acordos comerciais.

Amado segue para o México amanhã (15), onde terá reuniões com a ministra das Relações Exteriores, Patrícia Espinosa. Segundo assessores, em pauta a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e as prioridades do G20 (grupo das maiores economias do mundo).

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui