Relação do Brasil com a corrupção

222

Por Devair Guimarães de Oliveira
Infelizmente em nosso país é assim, quando alguém acusa uma autoridade ou um político eles justificam dizendo que outros roubaram ou fizeram pior, e por aí vai se justificando e multiplicando a corrupção. Ou se muda totalmente a legislação ou vamos aguentar isso até ser eleito um presidente que realmente queira passar o Brasil a limpo.

A TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL, que anualmente publica a listagem dos países mais corruptos do mundo, traz o Brasil no 69o. lugar. De 2002 para cá, portanto em todo o governo Lula, o Brasil caiu 24 posições, com uma nota de 3,7, sendo reprovado, já que os países considerados limpos recebem notas próximas de dez. Para estabelecer este ranking a entidade questiona o setor privado sobre a freqüência em que os empresários são obrigados a pagar propinas ao governo, corromper funcionários ou ajudar no desvio de recursos públicos. O Brasil é visto como mais corrupto que a África do Sul, a ditadura da Tunísia, a Malásia, a Arábia Saudita, Botsuana, Turquia, Gana e Ruanda. O Brasil está na mesma situação de Cuba (que o Lula tanto admira) e de Romênia e Bulgária, os países mais corruptos da Europa. O pior de tudo isso, segundo a organização, e que parece que esse nível de corrupção está sendo visto com descaso pela população, o que é muito grave, pois isso demonstra que a população está muito desinformada ou acha isso normal, o que vem a depor contra o brasileiro, que acaba sendo visto como um povo sem princípios. Os primeiros lugares, como países menos corruptos, com nota 9,3, são  a Dinamarca e a Nova Zelândia.

Faltam 4 dias para a eleição do segundo turno e a impressão que temos é que os dois candidatos são corruptos, é só ver as acusações que cada um faz ao seu adversários, e na mesma medida os partidos travam também a mesma luta de acusações, os jornais e revistas trazem fartas matérias acusando um e outro e os eleitores ficam em um beco sem saída, sem saber de qual lado está a verdade.

Que vergonha! Será que perdemos nossos princípios, nossa moral, nossa ética? Será que estamos sendo capazes de desonrar todos os grandes brasileiros que nos deixaram um legado de bravura, em prol de uma Pátria livre e honrada? Será que perdemos o respeito por nós mesmos? Será que queremos ser vistos como o povo do “jeitinho” e de querer “levar vantagem” em tudo? Precisamos mudar esta situação a fim de legarmos aos nossos filhos e netos um país onde valha a pena viver e que a construção dessa validade tenha alicerces dignos. Pensemos nisso, por favor. Que cada um fique com a sua consciência.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui