Samal melhora atendimento na cidade e nos distritos

284
O caminhão prensa agiliza o recolhimento e armazena maior quantidade de lixo
O caminhão prensa agiliza o recolhimento e armazena maior quantidade de lixo

Cidade Limpa: Samal como a população quer
O serviço de coleta de lixo de Manhuaçu passou recentemente por uma mudança importante. Da sua administração ao trabalho de capitação de resíduos, tudo melhorou. No mês de julho deste ano o Samal modificou os horários para atender à população e especialmente melhorar o fluxo do trânsito no centro da cidade.
Os caminhões obrigatoriamente têm que parar nas áreas mais movimentadas e isso traz transtorno. Por esta razão que algumas das principais ruas são atendidas pela autarquia nas primeiras horas da manhã e à noite. Os novos horários foram implantados no mês de julho deste ano.
Investimentos A melhoria imediata do serviço de coleta de lixo em Manhuaçu e nos Distritos tem explicação. A Prefeitura de Manhuaçu entregou dois novos caminhões prensa ao Samal em 2009. Os veículos conseguem armazenar uma quantidade muito superior de resíduos em relação aos caminhões caçamba. Isso agiliza o serviço. O primeiro caminhão prensa veio ainda no primeiro semestre. O outro foi entregue no mês de agosto. Várias lixeiras também foram instaladas na cidade.

Destino do Lixo
Atualmente o Samal recolhe 30 toneladas de lixos todos os dias no município de Manhuaçu.
Só o lixo doméstico produzido na cidade chega a 6 caminhões por dia. De 8 a 10% é reciclado na Usina de triagem. O restante é enterrado no “lixão”. Outro serviço de grande importância que também cabe ao Samal é a coleta de lixo Hospitalar. O Samal recolhe esse tipo de resíduo em todas as Unidades de Saúde, Consultórios Médicos e Odontológicos. O lixo hospitalar não pode ser reciclado e por isso é todo enterrado. Por mês a coleta chega a 6 toneladas.

Confira como ficou o recolhimento de lixo após as mudanças:
Manhã:
07:00 às 08:20 – Avenida Getúlio Vargas, Olímpio Vargas, Praça Martins Fraga (Parquinho), Ruas Júlio Bueno, Joaquim Serafim Alves e José Tertuliano Hott (iníciodo Bairro Lajinha).
08:30 às 09:30 – Ruas Antônio Wellerson, Josias Breder, Faustino Amâncio, Leandro Gonçalves, Praça Cinco de Novembro e Rua Luiz Cerqueira.
09:30 às 10:00 – Ruas Desembargador Alonso Starling, Amaral Franco, Alencar Soares Vargas, Avenida Salime Nacif e Rua Capitão Luiz Quintino de Souza.
10:00 às 11:00 – Ruas Francisco Fialho, Felipe Nacif, Teócrito Pinheiro, Avenidas Melo Viana e Barão do Rio Branco.
Tarde:
14:00 às 15:00 – Ruas Duarte Peixoto (Catuaí), Serafim Tibúrcio e Conceição (Operários).
Noite:
20:00 às 21:00 – Ruas Antônio Wellerson, Josias Breder, Faustino Amâncio, Leandro Gonçalves, Praça Cinco de Novembro, Ruas Luiz Cerqueira e Desembargador Alonso Starling.
21:00 às 22:00 – Amaral Franco, Alencar Soares Vargas, Avenida Salime Nacif, Ruas Capitão Luiz Quintino de Souza, Francisco Fialho, Felipe Nacif, Teócrito Pinheiro, Avenidas Barão do Rio Branco e Melo Viana.
22:00 às 23:00 – Avenida Getúlio Vargas, Ruas Olímpio Vargas (parquinho), Ruas Júlio Bueno, Serafim Alves e José Tertuliano Hott (início do Bairro Lajinha).
Reportagem: Klayrton Alves de Souza

1 COMENTÁRIO

  1. oi gostaria de obter mais informaçoes sobre o lixao em manhuaçu, sua localizaçao o que é feito com todo aquele lixo, se existe algum projeto a ser feito e se possivel alguma foto. Desde ja agradeço.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui