Secretário de Agricultura participa do lançamento de congresso

184
Elmiro Nascimento destacou a evolução da pecuária bovina nos últimos anos (Foto: Evandro Fiúza)

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, participou nesta quarta-feira (16), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), em Belo Horizonte, do lançamento regional do Congresso Internacional da Carne. O congresso será realizado nos dias 8 e 9 de junho deste ano no Mato Grosso do Sul. Será a segunda vez que o Brasil sediará do evento. A primeira foi em Minas Gerais, no ano 2000.

Durante o lançamento, Elmiro Nascimento, falou do trabalho de defesa sanitária desenvolvido no país e destacou as ações do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). “O trabalho do IMA é fundamental para manter Minas Gerais como área livre de febre aftosa e com o maior número de fazendas aptas a fornecer carne para os frigoríficos que exportam para a União Europeia.  Sem dúvida, isso é um reflexo de eventos como o realizado no estado há dez anos, que contribuiu para o desenvolvimento da pecuária em todo o país. Agora temos certeza que o evento do Mato Grosso do Sul irá permitir que Minas e o país despontem cada vez mais no cenário internacional”, disse o secretário.

O presidente da Faemg, Roberto Simões, concorda que o Congresso Internacional da Carne irá trazer grandes benefícios para o agronegócio nacional. “Logo após realizarmos o evento no ano 2000, saímos em missão pela Ásia para divulgar a carne brasileira. O resultado foi excelente e este tipo de evento é fundamental para o Brasil ampliar o seu mercado no exterior”, afirmou.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Reidel, a pecuária brasileira vem enfrentando grandes desafios na última década. Este cenário será um dos principais temas abordados no Congresso. “Tivemos uma enorme evolução desde o ano 2000. Mas somos cada vez mais cobrados no âmbito ambiental e nas questões sanitárias. Durante o Congresso, vamos discutir o mercado da carne sob a perspectiva legal para conhecer melhor essas barreiras e como superá-las”, disse.

O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo, com 9,1 milhões de toneladas produzidas em 2010, atrás apenas dos Estados Unidos. O país lidera a exportação mundial de carne bovina, com 1,7 milhão de toneladas no ano passado.

O Congresso

Uma promoção da Famasul e da International Meat Secretariat (IMS), entidade que reúne organizações de pecuária de todo o mundo, o Congresso Internacional da Carne reunirá cerca de mil participantes da América Latina e dos Estados Unidos. O tema central do evento será Carne de qualidade para todos os povos. Serão tratados assuntos como carne vermelha na saúde humana, comércio justo, produção sustentável, rastreabilidade, sanidade animal e mercados internacional e nacional.

O Congresso também abordará a ovinocultura e a suinocultura que, juntas, reúnem mais de 80 milhões de cabeças em todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas no site http://www.congressodacarne2011.com.br/.

Por Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui