Secretário de saúde MG inaugura 3 obras em Manhuaçu

250

Os últimos dias foram dias especiais para a saúde da população de Manhuaçu e região. Foram inauguradas a sede própria da Unidade Básica de Saúde da Estratégia Saúde da Família do Bairro Petrina e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas, CAPS AD II, no antigo pronto socorro, Bairro Todos os Santos em Manhuaçu. Além disso, também foi entregue o serviço de Hemodinâmica do Hospital César Leite.

As inaugurações contaram com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Dr. Antônio Jorge, que desembarcou no Aeroporto de Santo Amaro de Minas e foi recepcionado pelo Prefeito de Manhuaçu “Renato da Banca” (PPS), acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Luiz Prata, vereadores, secretários municipais e prefeitos de cidades da região.

Antigas reivindicações: A unidade de saúde do Bairro Petrina e o CAPS AD são antigas reivindicações. Desde 2007, os moradores do Bairro Petrina aguardavam a construção da sede própria da unidade de saúde. O assunto sempre foi destaque no Conselho de Saúde através dos representantes do bairro. Com a união de todos, Conselho, Estado, Município, COUS e demais partícipes do processo, a construção foi concluída. Quanto ao CAPS AD, é clara e evidente a necessidade de Manhuaçu. Muitas são as pessoas que precisam de local e equipe adequadas para lhes auxiliar no tratamento da dependência química. Agora esta é uma realidade.

Palavras proferidas pelo Secretário de Saúde Municipal Dr. Luiz Prata

“Não poderia deixar de agradecer o apoio que tive do meu amigo particular Adejair de Barros o então prefeito e agora o prefeito Renato Cezar Von Rondow ,  tive sorte com o prefeito e  se não funciona bem é incompetência nossa porque apoio da gestão temos tido, a toda equipe do SUS o meu agradecimento é uma equipe maravilhosa   que não nos abandona em momento algum e que sonhava  que isso  um dia se   tornaria realidade, essa é uma realidade da nossa Manhuaçu. Muito obrigado a todos”.

Palavras proferidas pelo Padre Júlio da paróquia de São Lourenço

“Essa semana é a semana da aleluia e pensando na ressurreição é que estamos aqui, há poucos dias celebrávamos aquela inauguração de leitos e apartamentos para acolher melhor os nossos enfermos e agora estamos aqui celebrando essa inauguração do CAPS em nossa cidade, é a semana da esperança semana da certeza que não existem promessas, Jesus prometeu os apóstolos não acreditaram mais depois tiveram que render a realidade e como falou o senhor secretário com muita firmeza ele não veio a Manhuaçu para trazer promessas mais sim um compromisso sério e que algo de bom vai continuar a acontecer nessa cidade de tão grande importância.”

Discurso do prefeito de Manhuaçu Renato Cezar Von Rondow, por ocasião da inauguração do CAPS

“Bom dia a todos, excelentíssimo Sr. Secretário de Saúde do estado de Minas Gerais Antonio Jorge, caro companheiro  Secretário de Saúde do Município de Manhuaçu Dr. Luiz Prata, cumprimento a todos os secretários, visitantes, os colegas vereadores , senhoras e  senhores,  hoje é um dia marcante para Manhuaçu a partir dessa data o nosso município que já é referência em saúde na região recebe com muito entusiasmo  novos e   importantes investimentos,   estamos comemorando todas as conquistas porque sabemos que a nossa população vai ser a grande beneficiada, ainda como vereador abracei a causa dos moradores da Petrina e da Sagrada Família que aguardava com ansiedade a unidade básica de saúde foi motivo de muito orgulho poder inaugurar ao lado do novo secretário Antonio Jorge e de todos vocês, visitamos a poucos minutos as instalações da hemodinâmica que também foi inaugurada no Hospital Cezar Leite, sempre fui presente no maior hospital nessa região inclusive colaborando na gestão , na definição de importantes projetos como o novo centro de atendimento médico que está em procissão como tesoureiro e como membro do conselho e aqui estamos para esse momento e acredito no fundo do meu coração vai ser marcado na vida de muitas famílias, agora estamos preparados para auxiliar as pessoas que tem deficiência de álcool e outras drogas infelizmente temos visto muitos jovens embrenhados nesse caminho embora eu digo que é sem volta acredito plenamente em sua recuperação, claro que o trabalho é grande e com o Caps e principalmente com a dedicação dos profissionais que aqui vão trabalhar vamos vencer essa nova batalha essa luta que não é só nossa mais de toda população da região. Para concluir quero agradecer meus amigos e amigas e dizer que essa oportunidade de receber o secretário Antonio Jorge aqui em nossa cidade representa uma atenção do governo do estado com Manhuaçu e região, Sr. Antonio Jorge leve ao governador Anastasia o nosso abraço e diga a ele que Manhuaçu recebe com muito gosto esses investimentos do estado porque somos polo regional e o nosso crescimento é considerado o cenário mineiro e iremos crescer ainda mais de forma organizada e o nosso trabalho vai crescer sempre nesse sentido. Obrigado a todos.”

Secretário de Saúde de MG Antonio Jorge

“Bom dia a todos, quero saudar em especial o nosso prefeito Renato Cezar que nos recebe com tanta gentileza,  saio daqui muito satisfeito acho que aqui em Manhuaçu nós temos o verdadeiro polo regional, identifico aqui muito rigor, várias possibilidades de parceria nessa energia entre o estado municipal e estadual, identifico aqui principalmente na figura do secretário  municipal uma capacidade técnica muito expressiva uma vontade de   fazer,  uma energia de tantos anos de secretário,  estamos aqui hoje para confraternizar nesse momento de inaugurações importantes  é da nossa percepção que quando existe gestão decente possibilidade de parceria o estado não foge do compromisso e eu vou oferecer ao prefeito e ao secretario dar um banho de loja naquela unidade móvel,vamos liberar um recurso de trinta a  quarenta mil reais e quanto for necessário para mobiliar decentemente a unidade para a população sentir além do equipamento novo uma melhor acolhida no hospital que é um hospital essencial que vocês devem se orgulhar, eu sei que o usuário tem suas dificuldades nem sempre o acesso é facilitado pela dificuldade do financiamento e da oferta de serviço mais é preciso que a região reconheça o hospital Cezar Leite como um dos hospitais essenciais da cidadania.  Quero destacar aqui também o belo trabalho que ali se executa mais é preciso crescer, na manhã de hoje que se registra estamos autorizando o prefeito e a provedoria do hospital nos apresentar um projeto da criação de um novo hospital de mais uns 40 ou 50 leitos para que o acesso seja melhorado, assumo  também compromisso com o secretário e junto com a excelência  batemos na porta do ministério eu quero advogar pessoalmente a questão do credenciamento de alta complexidade da neurocirurgia e da ortopedia existem motivo que impedem o credenciamento, não é uma questão de vontade política, uma questão técnica mais que precisa ser revista, temos em Minas muitas similaridades a escala eleitoral é distante precisa quebrar essas escalas populacionais e nós vamos lutar junto para gerar mais receita mais conforto para os profissionais que nós temos na neurocirurgia quanto na ortopedia, tudo não são promessas são compromissos de trabalho que depende também do nível local, projeto, justificativas para que nós possamos continuar avançando na saúde de Manhuaçu e região. E para a equipe do CAPS quero desejar a vocês muita garra e muito sucesso porque nessa agenda do álcool e droga os resultados são difíceis é preciso que a equipe técnica tenha muita tolerância com a frustração porque assumir com cuidado nessa área de álcool e drogas é preciso muito espírito humano, muito amor com o próximo e perseverança para ajudar essas pessoas. Parabéns Manhuaçu.”

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui