Sérgio Breder quer criar região metropolitana

305
manhu_panoramica
Vista panorâmica, zona urbana de Manhuaçu

Implantação da região metropolitana de Manhuaçu é desejo do atual prefeito de Manhuaçu. Ele Pretende formar um grupo de estudos em cima da idéia. Uma região metropolitana não só vai alavancar, na visão de Sérgio Breder, o desenvolvimento econômico de Manhuaçu, como das cidades que estão conurbano2 com a nossa ou que formariam a região.
Uma região metropolitana é criada com um decreto do governador do Estado. Mas é necessário criar uma ampla Vista panorâmica da cidade de Manhuaçu força política. Isso ocorre através de um grupo forte, para tanto, precisamos nos organizar e o primeiro passo tem que ser a criação de um consórcio intermunicipal de prefeitos como o que já existem em outras regiões do país. Não podemos ficar na dependência, veja agora o que está acontecendo com os municípios com esta crise econômica, os municípios perderam substancialmente suas receitas e precisam encontrar mecanismo que alavancam o desenvolvimento e aumente as receitas e com a criação da região metropolitana muitos benefícios viriam, sozinho não chegamos a lugar algum, mas unidos somos fortes e com certeza conseguiremos nossos objetivos. As vantagens políticas e econômicas são enormes. São verbas e repasses que normalmente uma cidade isolada não recebe. O dinheiro é para subsidiar um modelo de planejamento e gestão, racionalização do fluxo do transporte, combater a pobreza, sem falar em verbas para as áreas de Saúde e Educação. Enfim, a região metropolitana é um passaporte para o futuro de Manhuaçu. Finalizou Sérgio Breder.
1 Metrópole: da língua grega metrópoles, designa áreas urbanas formadas por uma ou mais cidades ligadas entre si fisicamente (conurbadas) ou através de fluxos de pessoas e serviços e que assumem importante posição (econômica, política, cultural, etc.) na rede urbana da qual fazem parte (correspondentes, na classificação do IBGE, às metrópoles regionais e nacionais)
2 Conurbação: é a unificação da malha urbana de duas ou mais cidades, em conseqüência de seu crescimento geográfico. Geralmente esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas. Contudo, o surgimento de uma região metropolitana não é necessariamente vinculado ao processo de conurbação, cidades podem não estarem ligadas fisicamente e serem dependente uma da outra como é o caso aqui na região de Manhuaçu. Com a transformação de região metropolitana, muitos benefícios viriam e um deles é tarifação telefônica que passaria ser local de uma cidade para a outra, Realeza a 12Km apesar de ser um distrito de Manhuaçu não era conurbado hoje a ANATEL considera e as ligações antes que eram interurbanas passaram a ser locais, mas para a vizinha Reduto que está a 3 Km a ligação é interurbana isso e muitas outras distorções precisam acabar.

Reportagem: Devair Guimarães de Oliveira

1 COMENTÁRIO

  1. Seria muito interessante se realmente nossa região passasse para metrópole, pois as metrópoless tem muito mais beneficios que as outras regiões, veja agora esse programa que o governo Lula apresentou da casa própria, nossa região não vai ser beneficiada, e se já fosse uma região metropolitana seria, pois no plano do governo será construidas um milhão de moradias, mas só para cidades com mais de 100 mil habitantes. Parabéns ao Sérgio Breder, pois nossa região só vai melhorar depois que unir todos os municipios da região numa mesma vontade política e fazer um consórcio aí sim será uma região respeitada e com muita força.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui