Sistema permite o controle de odores em Estação de Tratamento de Esgoto

183
Estação de tratamento de esgoto.

O processo de tratamento de esgotos sanitários pode gerar mau cheiro em função dos métodos adotados e das condições operacionais empregadas. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), preocupada com o bem estar da população, está sempre procurando soluções técnicas que buscam minimizar esses incômodos.

Neste sentido, a Companhia, por meio das Divisões de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (DVPD) e de Operação e Manutenção Sul (DVOL) e do Distrito do Vale do Sapucaí (DTVS), firmou um convênio de cooperação técnica com a empresa Puritec Ambiental Ltda, visando avaliar a eficiência de um sistema de tratamento orgânico, denominado Puriflux.

O sistema Puriflux consiste na captura dos gases emitidos no processo de tratamento e seu encaminhamento para um equipamento que realiza sua lavagem, denominado “Equipamento de Hidroturbilhonamento e Fragmentador de Gases”. A captura das emissões somente é possível com a instalação de coberturas nas áreas abertas das estruturas de tratamento: tratamento preliminar, caixas de distribuição e reatores anaeróbios.

Os testes para comprovação da eficiência do Puriflux foram realizados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade de Bueno Brandão, no Sul de Minas. A partir daí, foram realizadas pesquisas de opinião com a população residente nas áreas do entorno da ETE, a fim de constatar a minimização dos incômodos provocados pelas emissões de odores da estação.

Além disso, utilizou-se, também, o ácido sulfídrico (H2S) como parâmetro de avaliação da eficiência de todo o sistema, que propiciou, inclusive, a determinação dos ciclos de utilização das emulsões de ativos orgânicos.

Após a realização desses estudos, pode-se comprovar a eficiência do Puriflux que, além de ser compacto e de fácil operação e manutenção, apresentou uma significativa redução das emissões de maus odores provenientes do processo de tratamento de esgoto, melhorando a qualidade do ar local e, consequentemente, o relacionamento da Copasa com a comunidade.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui