STF retoma segunda-feira julgamento do mensalão

411

O Supremo Tribunal Federal (STF) faz um intervalo hoje (14) no julgamento da Ação Penal 470, também conhecida como processo do mensalão, e retoma na próxima segunda-feira (17). Na segunda, começa a etapa do sexto capítulo da denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que trata de corrupção ativa, corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro dos partidos da base aliada do governo.

Também no dia 17 os ministros da Corte Suprema deverão discutir se promovem sessões extras às quartas-feiras para dar mais agilidade ao julgamento. A proposta foi apresentada ontem (13) à noite pelo ministro-relator Joaquim Barbosa. Segundo ele, a etapa que começa na próxima semana é a mais exaustiva.

Na segunda-feira (17), o ministro-relator apresenta seu voto sobre lavagem de dinheiro envolvendo dirigentes de partidos políticos, integrantes do PT e o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto. No item sobre evasão de divisas e lavagem de dinheiro, os principais réus são o publicitário Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes.

O capítulo que trata do crime de formação de quadrilha será apreciado apenas na última etapa do voto do ministro-relator. Barbosa disse que é mais fácil contextualizar se houve formação de quadrilha quando os demais crimes já tiverem sido apresentados.

Ontem (13) foi concluída a análise do item sobre a prática dos crimes de lavagem de dinheiro. Por unanimidade, os ministros condenaram os réus Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Simone Vasconcelos, Kátia Rabello e José Roberto Salgado. Por maioria, também foram condenados por lavagem Vinícius Samarane e Rogério Tolentino.

Ayanna Tenório, por unanimidade, e Geiza Dias, por maioria, foram absolvidas. Ambas foram as únicas rés absolvidas pelo plenário nessa etapa. Ontem, a sessão durou mais de seis horas quando os ministros se manifestaram ininterruptamente das 14h30 às 20h40. A estratégia de prolongar a sessão é uma das alternativas da Corte Suprema para racionalizar o julgamento, além da busca por votos mais resumidos e pontualidade para começar as sessões.

Agencia Brasil

1 COMENTÁRIO

  1. Tem é que botar essa corja de políticos sem excessão de sequer um pois são todos sarús,súscias na cadeia de uma vez condenados a aprodrecerem lá entre as fezes fedorentas deles mesmos pois o que eles fizeram é uma nojeira sem tamanho e nós os contribuintes é que pagamos essa safadeza escrôta desse bando de desgraçados ladões do dinheiro que deveria ser usado em prol de nosso povo faminto,sem moradia,sem saúde e principalmente sem educação menhuma desde 22/04/1500 quando esse bando de safados portuguêses enganosamente desembarcaram nessas terras férteis que antes se chamava NESKA em linguagem hebráica que significa CAMPOS LIMPOS,pois foram os que primeiro pisaram aqui por volta de 1423 ou antes até segundo estudos geográficos feitos por fontes fidedígnas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui