TRE-SP define divisão de tempo do horário eleitoral

221

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo definiu como será feita a divisão de tempo para cada uma das coligações no horário eleitoral gratuito, que começa no dia 17 de agosto. Foi definida também qual será a ordem de veiculação das propagandas. O horário eleitoral irá começar com as campanhas dos candidatos a presidente e deputado federal.

A primeira coligação que irá aparecer no horário dos deputados será a Coligação Humanista Cristão (PSC/PHS). Os presidenciáveis ainda será definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As propagandas para governador, começam no dia 18 de agosto e o primeiro a aparecer será o candidato do PSOL, Paulo Roberto Bufalo. A ordem dos candidatos sofre um rodízio sendo que o último do dia anterior passa a ser o primeiro no dia seguinte.

Em relação ao tempo de cada coligação, a do candidato tucano Geraldo Alckmin, “Unidos por São Paulo” (PMDB / PSC / PPS / DEM / PHS / PMN / PSDB), terá o maior tempo de propaganda em TV e rádio, com 6’56”16. O segundo maior tempo será da coligação União para Mudar (PRB / PDT / PT / PTN / PR / PSDC / PRTB / PRP / PC do B / PT do B), do petista Aloízio Mercadante, com 4’16”.

Para o cálculo são considerados dois fatores: um terço do tempo é dividido igualmente entre todos os candidatos e dois terços com base no número de deputados federais de cada partido ou coligação.

O horário eleitoral gratuito será veiculado até 30 de setembro, de segunda a sábado, às 13h e às 20h30.

2 COMENTÁRIOS

  1. Como é feito a divisão do horário eleitoral por partido? Pq o PT E PSDB tem mais tempo? Não é por causa que eles tem mais dinheiro, pq o horário é gratuito.
    Então não entendo o pq.
    Aguado contato com a resposta da minha dúvida.

    • Thamara,

      No Brasil o tempo de TV é dividido proporcional ao número de deputados de cada partido, é por isso que partidos pequenos tem apenas um minuto. Você já ouviu dizer do ditado “Farinha pouca meu pirão primeiro” ou outro: “Quem reparte fica com a maior parte”, pois bem, os deputados que fizeram esta lei, puxaram a sardinha para os seus lados, beneficiando assim os políticos profissionais.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui