DNIT pode autorizar rotatórias nos trevos da BR-262 em Manhuaçu

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O engenheiro Márcio Gusmão, responsável pela Unidade do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) de Rio Casca, esteve em Manhuaçu na manhã desta sexta-feira, 11. Ele se encontrou com o Prefeito Adejair Barros, o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar Tenente-coronel Luiz Carlos Rhodes, o presidente da Câmara Renato Cezar Von Randow, o Secretário de Obras José Carlos dos Reis, o subcomandante Major Sérvio Túlio Salazar e o comandante da 72ª Companhia Capitão Adenilson.

A visita do supervisor do DNIT teve como objetivo analisar a mudança do traçado dos três trevos localizados no perímetro urbano de Manhuaçu. Márcio Gusmão, acompanhado de um encarregado da construtora FerFranco, percorreu o trecho urbano da BR-262 e discutiu alternativas para a questão do fluxo de veículos e a segurança dos pedestres.

TREVOS

A questão dos trevos está sem solução desde o início do ano, quando foi feita uma primeira visita. Nesta semana, o Prefeito Adejair Barros, o deputado estadual Sebastião Costa, o chefe de gabinete da Emater-MG Onésimo Aguiar, o presidente da Câmara Renato Cezar e o comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Rhodes estiveram em Belo Horizonte e se reuniram com o Superintendente do DNIT em Minas Gerais Sebastião Donizete.

O encontro foi justamente para tratar da demora do DNIT com relação ao pedido por conta dos trevos. O projeto solicitado é de transformar os três trevos em rotatórias, eliminando a passagem de veículos pelo meio da rodovia. “O modelo foi adotado com sucesso em João Monlevade e em Guarapari. Acreditamos que é possível fazer o mesmo em Manhuaçu e defendemos uma solução mais rápida do DNIT”, afirma Renato Cezar.

O prefeito Adejair Barros considerou a reunião mais produtiva. “Dessa vez notamos uma boa vontade maior com a nossa reivindicação. Coloquei a Prefeitura de Manhuaçu à disposição até para ajudar na execução, se esse for o empecilho”, afirmou.

VISTORIA

Durante a manhã desta sexta-feira, como sequencia da reunião em Belo Horizonte, o engenheiro Márcio Gusmão veio a Manhuaçu para explicar os projetos que podem ser executados.

Em dois trevos, na Zebu e na Retífica Santa Branca, policiais militares chegaram a fechar a circulação de veículos pela pista central para testar a eficiência do modelo. A idéia da rotatória se mostrou viável e só depende da autorização do DNIT. Existe uma questão de recursos que precisam ser alocados para a obra, mas ainda assim se vislumbrou uma possibilidade de uma parceria entre a Prefeitura e o DNIT.

Já no trevo da Capitão Rafael, o engenheiro Márcio Gusmão explicou que vai ser feito o projeto, mas o espaço é menor e isso pode inviabilizar a idéia de uma rotatória.

O comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Rhodes ainda aproveitou para mostrar a necessidade de outras medidas que podem ajudar na melhoria do fluxo de veículos na rodovia, facilitar acesso a bairros e aumentar a segurança. As indicações também foram encaminhadas e poderão constar na autorização do DNIT.

NOVOS RADARES

Márcio Gusmão ainda explicou que agora estão sendo instalados novos radares em toda a BR-262, conforme a licitação realizada pelo DNIT. Os equipamentos chegam com três anos de atraso para substituir os antigos.

Já começaram a ser instalados novos radares com registro fotográfico nos trevos da Zebu e da Retífica e próximo às concessionárias no bairro Bom Jardim. Em alguns locais, serão mantidos os quebra-molas. “Nos trechos com quebra-molas já colocamos as placas sinalizando e até orientando sobre a velocidade máxima de 30 km/h, enquanto nos radares é limitada a 50 km/h”, explicou Gusmão. Ele explicou que os radares serão deslocados depois da mudança nos trevos.

Além dos três em Manhuaçu, Márcio Gusmão reforçou que os radares serão instalados novamente em Realeza, Reduto e Santo Amaro de Minas, além de dois em Abre Campo.

Carlos Henrique Cruz

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