Uma análise do debate dos candidatos à prefeitura de Manhuaçu de ontem

1235

Debate do dia 07/11/2020 realizado pelo Tribuna do Leste conduzido muito bem pelo radialista Clayrton de Souza

Devair G. Oliveira
Seria ótimo se pudéssemos fazer um debate dos candidatos em Manhuaçu que todos os meios de comunicação, sites, portais, emissoras de rádios, blogs fossem ligado ao centro do debate colaborando na distribuição dos sinais para que atingissem a maioria dos eleitores, ainda mais que esta pandemia veio atrapalhar bastante a maneira de se fazer campanha, mas a tecnologia está aí para auxiliar e cobrir este espaço.

Não sei se foi uma estratégia da candidata Cici Magalhães de não comparecer ao debate, não sabemos se foi benéfico para ela, e não sabemos se haverá outro debate, e que ficou claro é que ela perdeu a oportunidade de dizer ao povo de Manhuaçu porque quer ficar mais quatro anos no poder e também para se defender das acusações dos candidatos sobre sua conduta. Se ela tivesse comparecido seria uma boa oportunidade para vermos um belo duelo entre as duas mulheres com bastante chance de polarização nesta campanha.

Em um debate não podemos negligenciar a oportunidade de apresentação dos planos de governo, privilegiam a competição e promovem embates argumentativos, que agregam dramaticidade ao debate e eleva a percepção dos eleitores sobre o que se pode esperar de cada um dos candidatos.  A palavra-chave em eleições tem que ser a estratégia de comunicação eleitoral.

O debate é proposto exatamente para que os candidatos falem de suas propostas e se mostre para o público, quem não é visto não é lembrado, o candidato Erasmo Pacheco e o Nélio Nogueira pareceram que não queriam falar muito abrindo mão de preciosos minutos e segundos, tem tanta coisa para se falar se acabou seu argumento fale de seu nome, seu número repete quantos segundo tiver, mas use todo o seu tempo, hoje os eleitores evoluíram bastante e sabem que não adianta nada dizer que vai tratar o povo com carinho, dizer que cada semana vai estar em um bairro, o prefeito não tem tempo de ficar visitando esse ou aquele bairro constantemente, mas sim mostrar trabalho.
O Vinícius Resende não deixou escapar um segundo do direito que o debate lhe deu, mostrou que tem um plano de governo e se for eleito está preparado para o cargo.

A candidata Maria Imaculada, dispensou alguns segundos de seu tempo, mas acredito que os seus marqueteiros corrigiram esse problema, pois nos outros blocos ela usou todo o seu tempo e proporcionou bem colocado seu argumento dizendo de seu plano de governo e se defendeu bem da acusação do candidato Vinícius Resende e mostrou bastante conhecimento dos problemas de Manhuaçu por ter sido vereadora por vários mandatos e também foi presidente da Câmara Municipal, é outra candidata que está preparada para exercer o cargo de prefeita de Manhuaçu.

Esses programas são espaços eletrônicos disponibilizados para o confronto direto entre os candidatos, que proporcionam visibilidade e oportunidades para que os participantes apresentem os argumentos que indicam ser ele o melhor prefeito ou prefeita para Manhuaçu.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom saber que o sr. Erasmo Pacheco é candidato e a justiça possa encontrá_lo para responder por crime de extelionato contra o meu esposo. Comprou um caminhão e deu como pagamento cheques sem fundos.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui