Vamos ganhar a eleição presidencial em 2012, diz Chávez a venezuelanos

164

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesse domingo (23) que vai vencer as eleições em 2012. Na Venezuela, o mandato presidencial é de seis anos, e a próxima gestão será de 2013 a 2019.

Segundo Chávez, uma campanha internacional, liderada pela oposição, tenta transmitir a imagem de que não há democracia no país. Ele negou, no entanto, a existência de um regime político autoritário na Venezuela.

“Essas são as leis que eles [os integrantes da oposição] não gostam, que é a ditadura que eles dizem [existir na Venezuela]”, afirmou o presidente em discurso. “Aqui há democracia, mais do que democracia. É o poder para o povo, é isso que vamos continuar a reforçar ao longo deste ano e em 2012, quando vamos ganhar a eleição presidencial”, disse.

As informações são da estatal Agência Venezuelana de Notícias (AVN). Alterada a Constituição da Venezuela, o presidente pode se candidatar à reeleição – em votação prevista para dezembro de 2012.

No discurso, Chávez anunciou ainda o perdão da dívida dos agricultores que tiveram suas terras atingidas pelas enchentes que afetaram a Venezuela desde novembro de 2010. Ele também justificou a polêmica em torno da chamada Lei Habilitante. Com ela, Chávez poderá assinar decretos-leis em situações de emergência.

Para o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, a lei habilitante contraria a democracia pois concede poderes “abusivos” ao presidente da República. O governo dos Estados Unidos também condenou a aprovação da lei.

Agencia Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui