Vozes das ruas aplaudem Ministério Público de Manhuaçu

482

O Juiz Valteir determinou dia 14, o afastamento de Adejair Barros do cargo de Prefeito de Manhuaçu

 O Juiz Valteir José da Silva determinou dia 14, o afastamento de Adejair Barros do cargo de Prefeito de Manhuaçu e em seu lugar assumiu o então presidente da Câmara de Vereadores de Manhuaçu Renato César Von Randow e no lugar de Renato assumiu como presidente da câmara o vereador Jorge do Ibéria, Adejair recorreu, mas teve a decisão indeferida pelo Desembargador Belizário de Lacerda, com o recesso da justiça, fica mais difícil a volta de Adejair em poucos dias.

Dizem que as vozes das ruas são de aplausos para a decisão do Ministério Público de Manhuaçu. A decisão foi tomada na Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa apresentada na semana passada pela Promotora de Justiça Geaninni Maeli Mota Miranda contra 16 pessoas, entre funcionários do SAAE e empresários.

 

A Promotoria de Justiça instaurou inquérito civil contra as seguintes pessoas:
– Adejair Barros
– José Carlos dos Reis
– Sebastião Jorge Lomeu
– Edgar Ramos de Oliveira
– Iang Prata Soares
– Gentil Pazelli Marques
– Fabrício Santos de Souza
– Rudstenes Hoffman Bragança
– Petsleyano Satilo de Souza Ribeiro
– André Luiz Viana
– Wanderley Pereira da Silva
– Almir de Oliveira
– Erasmo Pacheco
– Nicolina Aparecida de Oliveira
– Carlos Antônio Garcia
– Geraldo Faustino Domingues.

A promotora Geaninni Maeli Mota Miranda argumenta que foram utilizadas escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, documentos, depoimentos de funcionários do SAAE e fotografias para levantar as informações do inquérito civil.

Em síntese, alega que restou apurado que os réus praticaram o uso particular de veículos do SAAE; o pagamento indevido de diários; o pagamento de horas extras e adicionais de insalubridade; o desvio ilegal de servidores públicos de suas funções; a prática de fato análogo a crime ambiental; o provimento de cargos públicos por meio de contratação irregular; fraudes em licitações e desvios de materiais da autarquia, envolvendo especialmente os setores do almoxarifado, contas/consumos e licitação.
Dra Geaninni disse que o afastamento dos acusados dos cargos públicos se faz necessário, por entender que eles prejudicarão a instrução do processo, já que algumas testemunhas ouvidas no Ministério Público afirmam que passaram a ser perseguidos e ameaçados para que mudassem seus depoimentos.

Dra. Geaninni Maeli Mota Miranda informou que houve uma ameaça de morte a ela e que desde o mês de outubro passou a andar com segurança 24 horas.
Com base nos depoimentos de que tanto Adejair Barros quanto os funcionários do SAAE apontados na ação poderão atrapalhar as investigações com ameaças e perseguições aos funcionários que prestarem depoimento na Justiça.

Dr. Walteir José da Silva autorizou a quebra do sigilo bancário e o bloqueio dos bens do prefeito Adejair Barros, dos empresários Jorge Lomeu, Edgar Ramos de Oliveira, Iang Prata Soares, do ex-diretor do SAAE Gentil Pazelli Marques e dos funcionários Fabrício Santos de Souza, Rudstenes Hoffman Bragança, Petsleyano Satilo de Souza Ribeiro e Wanderley Pereira da Silva.

Por Devair G. Oliveira

4 COMENTÁRIOS

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui