Zema destaca esforço da gestão para regularizar calendário dos mineiros que aguardam a segunda dose da vacina

158
Governador acompanhou o trabalho de imunização em Araguari, no Triângulo, e cumpriu outras agendas de trabalho no município
 
O governador Romeu Zema afirmou, nesta sexta-feira (14/5), em Araguari, no Triângulo Mineiro, que a maior operação de vacinação da história de Minas Gerais dará mais um importante passo para avançar na aplicação da segunda dose contra a covid-19, com a chegada de mais 101.600 doses de CoronaVac ao estado. O lote será enviado no menor tempo possível às regionais.

“As remessas recebidas na manhã desta sexta-feira para aplicação da segunda dose de Coronavac, juntamente com as outras remessas que chegaram nessa semana, são suficientes para suprir a necessidade das doses faltantes nos municípios do estado que informaram ausência da vacina da Coronavac para completar o esquema vacinal”, explicou.

O anúncio foi feito na coletiva de imprensa na Policlínica do município, onde Zema acompanhou a vacinação e conversou com os profissionais da área da saúde e com a população. 

“Fiz questão de vir aqui em Araguari acompanhar a vacinação, que é o grande tema do Brasil hoje. O Estado tem feito todo o esforço para adquirir mais vacinas. Mas, hoje, todos os laboratórios que produzem vacina, sem exceção, só vendem para países. O processo no Brasil está numa velocidade abaixo daquela que nós gostaríamos, mas todos nós estamos submetidos hoje ao Programa Nacional de Imunização. E a previsão do Ministério da Saúde é que esse Programa, com relação à covid, seja concluído antes do final do ano”, explicou.

Cuidados

O governador também pediu aos mineiros que mantenham todos os cuidados até que a imunização esteja concluída.

“Teremos ainda de fazer um sacrifício. O vírus está aqui no meio de nós e muitos brasileiros, erroneamente, julgaram no final do último ano que a pandemia era coisa do passado, e nós vimos nesses últimos meses de março e abril que ela voltou com muito mais letalidade e força. Então, vamos tomar cuidado. Vamos usar máscara, como estamos fazendo, adotar as medidas de distanciamento, de higienização, porque toda precaução com o inimigo imprevisível é bem-vinda”, lembrou.

Também presente na agenda, o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, orientou que os mineiros que já completaram o prazo para receber a segunda dose da vacina se dirijam às unidades de saúde para completar a imunização.

“Quem não tomou ainda a segunda dose, busque o posto de saúde, quando for o momento, porque a imunidade vai ser adquirida mesmo com esse intervalo maior do que 28 dias. Isso é muito importante para que ninguém deixe de tomar a segunda dose, que está garantida e já está sendo distribuída hoje para todo o estado”, disse. 

Fórum

Romeu Zema também participou da inauguração do novo Fórum de Araguari. O prédio, de seis pavimentos, vai substituir o antigo edifício da década de 60 no Centro da cidade, considerado inapropriado pelo Tribunal de Justiça de Minas devido à falta de estrutura para abrigar os mais de 100 servidores da comarca.

O novo edifício terá estacionamento, acessibilidade, e capacidade para reunir até 13 varas judiciais.

O governador destacou que a estrutura vai garantir um melhor atendimento à população.

“É uma satisfação estar aqui inaugurando mais um equipamento que irá propiciar aos mineiros um melhor serviço público. Essa tem sido a grande bandeira nossa em Minas Gerais: melhorarmos o serviço público direcionado ao cidadão. Eu sempre menciono que, infelizmente, no Brasil, nas últimas décadas, o Estado ficou um tanto quanto míope, tanto União quanto estados e municípios. Perderam a visão de que nós existimos para devolvermos serviços a quem paga impostos”, defendeu.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gilson Soares Lemes, também enalteceu a importância da prestação de um serviço de qualidade à sociedade mineira.

“A entrega deste novo Fórum é resultado do nosso firme compromisso de oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional de mais qualidade e de oferecer ambientes mais adequados e dignos a magistrados, servidores, colaboradores, estagiários, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados e às partes”, afirmou.

A área do novo fórum tem 11 mil metros quadrados e foram investidos cerca de R$ 20 milhões pelo Tribunal. A comarca de Araguari, composta também por Indianápolis, tem quatro varas cíveis e duas criminais, além do Juizado Especial onde atuam três magistrados.

Prefeitos

Ainda em Araguari, o governador se reuniu com dezenas de prefeitos da região para falar das ações do seu governo e ouvir as demandas dos chefes do Executivo municipal. “Sempre falei que faria um governo fora do gabinete. Tenho convicção de que ouvir o gestor público é uma das formas de sermos mais assertivos”, afirmou.

 
Crédito (fotos): Gil Leonardi / Imprensa MG
 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui