Centro de Tratamento de Dependência Química Roberto Medeiros no tratamento da aids

245

Uma exposição e um concurso de cartuns foram os meios encontrados pelo Centro Cultural do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro, para divulgar a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O 1º Festival Internacional de Humor em DST e Aids foi inaugurado hoje (18) no Complexo Penitenciário de Gericinó, zona oeste do Rio.

Além do festival, que ocorre no Centro de Tratamento de Dependência Química Roberto Medeiros, unidade do complexo penitenciário, foi aberto hoje o Concurso de Cartuns Humor em DST e Aids, destinado aos internos das 24 unidades prisionais de Gericinó.

A mostra tem 150 cartuns de vários países. Estão expostas obras de artistas brasileiros, da Croácia, China, Espanha, Coreia do Sul e de Cuba.

De acordo com o coordenador de Gestão em Saúde da Seap, Geraldo Paraguassu, a exposição e o concurso são também uma forma de identificar os artistas que existem dentro do sistema. “Às vezes, são pessoas que têm o seu dom artístico, mas não recebem estímulos para isso. Com o concurso, em cada uma das unidades por onde passar a mostra, os internos vão ter a oportunidade de captar a informação e, se tiverem o dom, fazer seus desenhos e desenvolver o tema”, observou.

A mostra fica em exibição até 18 de março e, depois, percorrerá por dois anos as demais unidades do complexo. Haverá nas unidades uma programação paralela de cursos, oficinas, palestras e exibição de vídeos.

Segundo Paraguassu, o Complexo de Gericinó tem entre seus internos cerca de 200 pacientes vinculados ao Programa DST/Aids, recebendo medicamentos contra a doença. “O percentual de infectados dentro do sistema prisional é igual ao da população global, em torno de 3% a 4% do total.”

Agência Brasil

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui