Centro de Promoção de Saúde do Ipsemg fortalece diversos programas

125

Prevenção e controle das doenças são os principais objetivos do Centro de Promoção de Saúde do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). Ele é constituído por grupos de profissionais de diversas áreas que buscam motivar os beneficiários no sentido de cuidar da saúde e prevenir as doenças e, quando pacientes, participar ativamente do controle da doença e aprender a conviver com ela.

O Centro de Promoção da Saúde desenvolve diversos programas, incluindo desde dicas da saúde até o acompanhamento das internações de pacientes graves ali cadastrados. Entre outros, mantém em funcionamento os seguintes grupos: Aconchego (apoio a mulheres com câncer da mama), Gestantes, Diabetes, Hipertensão, Relaxamento (terapia do bem estar), Cuidar do Ser (yoga), Um Tempo para Mim (oficina de artes manuais), Nutrição e Cozinha Experimental, Grupo dos Pais. Desenvolve ainda o projeto Automassagem para os funcionários do Ipsemg, além de palestras educativas.

Atenção

A Promoção da Saúde vem desenvolvendo ações que alcançam os beneficiários nos níveis de atenção primária a terciária, contando para isso com a participação de vários outros setores do Instituto, como medicina, psicologia, enfermagem, nutrição, recursos humanos, serviço social e fisioterapia. Em 2010, foram realizadas 32 palestras para mais de 1.300 participantes, abordando temas voltados para a qualidade de vida. Em parceria com a Uni/BH, foi desenvolvido o curso de “Cuidador de Idoso”, com grande aprovação.

Além do trabalho desenvolvido junto às mulheres portadoras de câncer da mama, às gestantes e aos hipertensos, o Grupo “Um Tempo para Mim” é uma oficina de artes aberta aos beneficiários, que têm a oportunidade de aprimorar a criatividade na elaboração de trabalhos manuais com o repasse de conhecimento. Outro grupo de destaque é o de Controle da Obesidade, que reúne hoje 63 participantes sob orientação de uma equipe multiprofissional (médico, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta). O Grupo de Pais, que iniciou suas atividades em 2010, tem o objetivo de permitir que pais ou responsáveis por crianças com idade até 12 anos possam refletir sobre a educação e o relacionamento entre eles.

Ainda com ênfase ao atendimento do usuário, o setor de Nutrição promoveu três encontros com portadores de diabetes em sua cozinha experimental, na qual os pacientes têm oportunidade de preparar pratos e receitas especiais. Dessa forma, o setor alcançou mais de 900 atendimentos individuais durante o ano. Para atender aos servidores do Ipsemg, a equipe da Promoção de Saúde criou o Grupo de Automassagem.

Momento Saúde

Para incrementar a relação com o usuário e aumentar o nível de informação, a Promoção da Saúde criou o “Mural momento Saúde”, onde são disponibilizadas dicas, receitas e matérias sobre assuntos de interesse dos beneficiários que frequentam o Centro de Especialidades Médicas (CEM). A beneficiária Isabel Antônia encaminhou uma carta para a Promoção da Saúde, onde afirma que “este trabalho derruba mitos e nos conscientiza a prevenir doenças que hoje aprendemos que podem ser evitadas com uma dieta saudável e mudança de hábitos”.

POr Agência Minas

Fundação Cristiano Varella 728

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui